TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENCAS E PROBLEMAS RELACIONADOS A ENCHENTES EM RIACHOS EM JI-PARANÁ/RO

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Pablo Willian Pereira Rafalski

Wélia Gomes dos Santos

DOENCAS E PROBLEMAS RELACIONADOS A ENCHENTES EM RIACHOS EM JI-PARANÁ/RO

JI-PARANÁ

2016

Pablo Willian Pereira Rafalski

Wélia Gomes dos Santos

DOENCAS E PROBLEMAS RELACIONADOS A ENCHENTES EM RIACHOS EM JI-PARANÁ/RO

Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação e Expressão, do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná ministrado pela professora Tânia Zen

             JI-PARANA

2016

APRESENTAÇÃO

Ajudar o próximo e questão de querer e ter amo pelo o que faz, principalmente para quem trabalha e estuda na área da saúde.

Em Ji-Paraná existem várias pessoas que moram em regiões de risco a sua saúde e elas precisam de atenção e pessoas para levar informação e ensinar elas várias maneiras de se prevenir de possíveis doenças.

Nas aulas de comunicação e expressão da professora Tânia Zen, do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – CEULJI-ULBRA e ela nos solicitou que fizéssemos a leitura do livro “As cidades invisíveis” de Ítalo Calvino e teríamos que escolher umas das cidades e relaciona os problemas dela com a cidade de Ji-Paraná. A cidade escolhida foi a Clarisse e o problema encontrado que se identifica com a realidade de Ji-Paraná foram as enchentes e os riscos que podem trazer a população que moram próximo a essas áreas incidência e para resolver esses problemas traçamos vários objetivos e soluções.


SUMARIO

INTRODUÇÃO        5

1        CÓRREGOS CONTAMINADOS E OS PERIGOS À SAÚDE        6

1.1        Cólera        7

1.2        Leptospirose        7

1.3        Hepatite A        8

1.4        Dengue        8

2        COMO REVERTER A SITUAÇÃO        9

3        CONSCIENTIZAÇÃO E MELHORIAS PARA A MELHORIA DE VIDA DOS MORADORES DA MARGEM DO RIACHO        10

3.1        Objetivo        10

3.2        Como isso pode ser feito        10

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

        

O projeto tem como objetivo mostrar quais os reais problemas da população que mora próximo ao riacho estudado, em um espaço delimitado entre o barro Casa Preta e Bela Vista, esse projeto também tem como objetivo relatar quais as melhorias podem ser feitas, para que, a qualidade de vida desses indivíduos também possa melhorar e que as doenças locais não possam afetar esses moradores. Onde falará também de um projeto tanto de conscientizar quanto de limpar essa delimitada região.


  1. CÓRREGOS CONTAMINADOS E OS PERIGOS À SAÚDE

Dados do IBGE indicam que a população brasileira não é plenamente atendida pela rede do sistema público de água e esgoto. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico revela que 99,4% dos municípios possuem sistema de abastecimento de água por rede geral de distribuição, ao passo que apenas 55,2% dos municípios do Brasil possuem serviço de esgotamento sanitário por rede coletora (IBGE, 2010a). Sabendo disso já podemos ter uma ideia de como se encontra os afluentes do Rio Machado em Ji-Paraná-RO, mais especificamente a da parte que corta tanto o bairro Casa Preta e Bela Vista.

[pic 2]

[pic 3]

A partir de alguns estudos sobre rios que cortam cidades no Brasil pode- se dizer qual a real condição dessa área a ser abordada no presente trabalho, o próprio descuido da população jogando lixo nas margens desse córrego, e também dos responsáveis por manter essas áreas limpas estão facilitando a proliferação de algumas doenças infectocontagiosas e de mosquitos transmissores de doenças. Algumas dessas doenças serão explicadas ao decorrer do trabalho.

Entre estudos e relatos de pessoas que moram perto do córrego citado em época de chuva a maioria das vezes o canal não suporta e transborda e assim, alagando várias casas e então surge vários problemas como: contaminação de pessoas e alimentos surgindo vários problemas de saúde e desabrigando as famílias. A relação que observamos com a Livro de Calvino As cidades invisíveis especificamente a Clarisse notamos mesmo com as catástrofes que acontecia na cidade os moradores permaneciam e continuavam morando perto de entulhos e córregos contaminados por rede de esgoto e lixo, muitas vezes por falta de condição financeira para poder se mudar para um local seguro, ficando assim vulnerável as algumas doenças e infecções.

  1.  Cólera

A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado geralmente transmitida por meio de alimento ou água contaminados. Uma bactéria chamada Vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção de cólera. Essa bactéria, conhecida popularmente como Vibrião colérica, libera uma toxina chamada CTX, que se liga às paredes intestinais, onde ela interfere diretamente no fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. A cólera pode surgir em ambientes que não disponham de condições sanitárias e higiênicas adequadas, com ausência de saneamento básico. (Minha Vida, 2013)

  1. Leptospirose

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. (Minha Vida, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (293.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com