TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

Tese: Indice de Desenvolvimento da Educação Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SILVANE CLARA TEIXEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “IDEB”

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Itumbiara

2013

SILVANE CLARA TEIXEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “IDEB”

Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

Produção Textual Interdisciplinar Individual do 3° Semestre apresentado ao curso de pedagogia como requisito parcial para obtenção de média semestral nas mesmas: Politicas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional, Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia Cientíica, Seminário lll, Compreensão e raciocínio l.

Profs: Cyntia Simioni França Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.

Tutor de sala: Edson Aparecido Vicente Martines Junior

Itumbiara

2013

1 1 INTRODUÇÃO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

IDEB, Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, Qualidade da Educação, Indicador, Indice, Prova Brasil, SAEB.

Este trabalho propõe-se a investigar e conhecer o IDEB de duas escolas do município de Itumbiara – GO. Comparando-as e indicando o sucesso. Sendo uma situada na periferia onde a maioria dos alunos são carentes e a outra na região central da cidade.

Ambas possuem uma equipe pedagógica graduada e com pós graduação na área de gestão. As mesmas estão sempre preocupadas com o desenvolvimento dos alunos e como prepará-los para ser cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

2 2 DESENVOLVIMENTO

Mello e Souza (2005) enfatizam que educação e avaliação sempre andaram de mãos dadas. Tal fato, certamente nada estranho a todos aqueles que frequentaram por anos as unidades escolares, hoje, no contexto crescente do uso de indicadores econômicos, educacionais e estatísticos, se torna algo com finalidade bem diferente dos antigos testes escolares para avaliar, reprovar ou aprovar, significativa parcela da população discente.

No Brasil, desde 1988, a Constituição Federal já prevê a necessidade de padrões de qualidade. A garantia desses, segundo o aparato legal, poderá ser atestado através de sistemas de avaliação externos criados em regime de colaboração com os Estados e Municípios e avaliação própria – Prova Brasil -, reafirmando a importância da avaliação em todos os seus segmentos para a reorganização do trabalho pedagógico eficaz.

Para Martins (2001) a realização de instrumentos externos sobre os resultados obtidos pelas escolas é um importante indicador para que os gestores dos sistemas de ensino possam corrigir problemas e reorientar decisões e percursos institucionais, as metodologias que desconsideram a diversidade cultural que permeia as redes de escolas que captam a efetiva dinâmica das unidades escolares, com base nos resultados finais obtidos por testes padronizados.

Das duas escolas municipais entrevistadas, somente uma alcançou a média 6,0 a outra não pode ser avaliada, pois a escola não têm a quantidade de alunos para participar da avaliação, mas apesar de não participar teve a preocupação de preparar os alunos. Segundo ambas as escolas é necessário traçar no planejamento pedagógico metas a serem alcançadas para reforçar o ensino aprendizagem dos alunos, juntamente com a equipe pedagógica e os professores para que possam alcançar as metas propostas no decorrer do ano e principalmente da Prova Brasil.

O IDEB foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas)se resulta da combinação de dois fatores que interferem na qualidade da educação: a) indicadores de fluxo (taxas aprovação, reprovação e evasão), medidos pelo Censo Escolar, e b) indicadores de desempenho em exames padronizados como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Prova Brasil, realizados a cada dois anos ao final de determinada etapa da educação básica aplicadas nas seguintes séries: 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

A Prova Brasil e o SAEB, criados pelo INEP, são avaliações para diagnosticar, em larga escala o crescimento da qualidade da educação brasileira e a aprendizagem conferida aos educandos de todas as unidades escolares do país, cujos testes são aplicados aferindo conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e, atualmente em Ciências além de questionários socioeconômicos.

Convém, por oportuno, ressaltar que a combinação de indicadores de fluxo (aprovação, repetência e evasão) e de proficiência (Prova Brasil e SAEB)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com