TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8

Anexo

Entrevista

1 INTRODUÇÃO

O estabelecimento do IDEB impulsionou a reflexão sobre a necessidade de melhorar a educação básica em todo o território nacional e os gestores públicos passaram a estabelecer parâmetros pautados nos resultados deste índice, isso interferiu no ambiente escolar estabelecendo medidas de recuperação paralela, e avaliação institucional e educacional tanto em nível municipal como da própria escola.

Desta forma, o presente trabalho busca compreender a importância do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas Escolas Públicas, promovendo um resgate dos conteúdos trabalhados nesse semestre por meio das disciplinas de: Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação; Metodologia da Pesquisa Cientifica; Fundamentos da Gestão Educacional; Seminários III. Para tanto foram entrevistas duas (02) gestoras de escolas diferentes, ambas pertencentes ao município de Itambé-Ba a fim de vivenciar no campo como se dão as questões teóricas e investigar acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

2. DESENVOLVIMENTO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas regulamentações propostas em seus artigos constitucionais, estabelecem diretrizes para educação no Brasil, sendo estes um avanço significativo para os setores progressistas em defesa do ensino público e gratuito.

Assim, o IDEB é uma ferramenta para acompanhar as metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da educação (PDE),para a Educação Básica.

Conforme o Ministério da Educação, o IDEB constitui-se da seguinte forma:

[...] Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Uma das finalidades do IDEB é para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, ele trata de uma ferramenta que orienta a escolha da escola na qual o filho será matriculado, além disso, incentiva para que haja mais participação dos pais na escola e mais cobrança em relação a resultados mais positivos. Deste modo, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez.

Outro grupo que mantêm interesse muito especial nos resultados do IDEB são os gestores das escolas, pois este índice vai incentivar para que bons exemplos sejam seguidos na realização do trabalho educativo, além de estabelecer metas para atingir resultados cada vez mais positivos. Assim, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

As escolas selecionadas apresentaram respectivamente os seguintes resultados do Ideb, sendo estes referentes ao ano de 2011: a escola A foi de 4.5 e a escola B foi de 4.4. Para as gestoras os resultados obtidos no IDEB, era de suma importância para o ensino, e estes faziam parte das metas das escolas, pois o índice aumentou em relação ao último resultado.

Analisando as informações, percebe-se que a escola precisa trabalhar com metas, pois assim terá sempre objetivos a serem alcançados, sendo o objetivo primordial a aprendizagem qualitativa dos alunos, uma vez que o mesmo está inserido como parte de todo o processo de forma a avaliar os pontos positivos e o que precisam ser melhorados.

Perguntado sobre trabalhos preparatórios que a escola realiza para a avaliação, a resposta foi de que a escola realiza essa preparação em todas as séries visando o desenvolvimento de competências e conhecimentos, tudo voltado para atingir os resultados almejados. A escola busca constantemente a melhoria da qualidade de ensino, realizando vários trabalhos, avaliações, diagnósticos, trabalhos com leitura e escrita, reuniões com os pais para informar as datas das provas e falar da importância das avaliações. Oferece também aos alunos recuperação continuada em sala, recuperação paralela, tem também atendimento especializado em sala de AEE para crianças que não atingiram rendimento satisfatório; recuperação de conteúdos para alunos em nivel insufiente para série.

No que tange a articulação do resultado do IDEB com a melhoria da qualidade do ensino, foi percebido que avaliar é um processo necessário para adaptações, mudanças de atitudes e métodos de trabalho, o fato é que o resultado da IDEB contribui para alavancar toda a escola em mostrar um resultado de qualidade para nossa comunidade, que confia no trabalho da escola.

A prefeitura junto com a Secretaria Municpal de Educação e outros órgãos tem buscado fazer parcerias para que as crianças também recebem outras atividades que possam ajudar no seu desenvolvimento. Tem sido implantado escolas integrais onde crianças e jovens podem participar de oficinas voltadas para arte entre outras e recebem uma alimentação adequada. Nessas oficinas é trabalhado o relacionamento entre todos o que ajuda bastante em todas as áreas na escola e as crianças tem mostrado um bom desenvolvimento.

Com todo o empenho que se tem feito todos os que estão envolvidos criam uma grande expectativa para o próximo IDEB.

3. CONCLUSÃO

Todos os anos o resultado do IDEB é sempre acompanhado pelos gestores educacionais, pelas secretarias municipais e estaduais, pois é através do resultado do IDEB que será possível buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com