TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Tese: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Tese  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva apresentar resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas municipais da cidade de Linhares ES sobre o desenvolvimento da educação básica (IDEB).

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolares, e médios de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

A pesquisa foi realizada em duas escolas municipais na cidade de Vitória de Santo Antão - PE (Escola Antonio Dias Cardoso e) em forma de um questionário contendo cinco perguntas, sendo elas, o resultado do IDEB, se o mesmo fazia parte da meta da escola, se a escola realizou algum trabalho para o resultado do IDEB, se o resultado não foi satisfatório quais as propostas de intervenção para superar as possíveis dificuldades e como a escola articula o resultado do IDEB com a melhoria da qualidade do ensino. Visando identificar o resultado e conhecimento sobre o IDEB.

DESENVOLVIMENTO

1- Qual o resultado do IDEB de sua escola?

2,6

2- O resultado do IDEB alcançado fazia parte da meta da escola? Justifique:

Essa escola atingiu a meta prevista para 2011 e teve crescimento no Ideb em relação a 2009. Isso indica uma boa tendência de crescimento para os próximos anos. O Ideb está abaixo do valor de referência, porém com o crescimento contínuo será possível chegar lá.

3- Foi realizado na escola, algum trabalho preparatório para a avaliação do IDEB?

4- Caso o resultado não tenha sido satisfatório, quais a propostas de intervenções para superar as possíveis dificuldades?

5- Como você articula o resultado do IBEB com a melhoria da qualidade do ensino?

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com