TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria De Bebidas Pira

Pesquisas Acadêmicas: Industria De Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A maioria das empresas origina-se familiarmente. Para que esta empresa intitulada “familiar” sobreviva através dos tempos superando a longevidade do seu fundador, é necessário que seja elaborado um plano de continuidade administrativa dos negócios para que na ocasião adequada seja passada a gestão ao seu sucessor. Na maioria dos casos, a sucessão ocorre quando o fundador quer se afastar dos negócios por motivo da idade já avançada e não ter mais o mesmo folego para administrar como no começo. Nesta ocasião tende a passar o controle da empresa para um membro da família, geralmente um filho para que este dê continuidade ao seu legado.

Na maioria das vezes, existem muitos herdeiros que querem controlar a empresa, nem sempre preparados para exercer a função o que gera muitos conflitos, tanto de interesse quanto de poder. Porem, nos dias de hoje, já existe uma ação proativa com relação ao tema “sucessão familiar”, onde os herdeiros passam a ocupar determinadas funções, participando ativamente do dia a dia da empresa, a fim de prepará-los para o futuro. Existem também alguns casos onde os herdeiros não querem qualquer envolvimento com a administração da empresa onde a única solução é a mudança de gestão passando para que terceiros executem.

Diante da situação exposta, detalharemos uma solução para a sucessão da gestão atual da empresa de Indústria de bebidas Pira, hoje administrada pelo seu fundador o Sr. João Barroso que por já estar prestes a se aposentar precisa passar o comando da empresa para um de seus sucessores, ou em ultimo caso a um novo gestor que não um seja membro da família.

Nas próximas paginas ajudaremos o Sr. João encontrar o melhor sucessor para dar continuidade ao seu legado.

2. Competências e Habilidades

O atual gestor e fundador da Indústria de bebidas Pira têm dois filhos, os Srs. Paulo e Iran, eles atualmente trabalham na empresa, cada um executando cargo de gerencia. Por se tratar de uma empresa familiar, o Sr. João pretende transferir o seu cargo de Gestor para um dos filhos caso fique constatado que um deles tenha as habilidades e competências suficientes para gerir os negócios. Caso eles ainda não tenham os predicativos necessários, a gestão será transferida para um profissional qualificado que será contratado para tal. Para que a transição não seja efetuada de forma abrupta, o atual gestor deixou claro que caso seja necessário postergará a saída em alguns meses dando o tempo suficiente para a escolha do seu substituto.

Nesta Etapa analisaremos as competências e habilidades dos Srs. Paulo e Iran. Após a análise saberemos se um deles tem as qualificações necessárias para exercer a função de gestor da empresa. Para melhor eficácia da analise, utilizaremos a tabela abaixo como elemento norteador que nos ajudará definir o perfil de cada indicado.

1.1 - TABELA DE REFERENCIA PARA ANALISE DE COMPETENCIA E HABILIDADE

Conhecimento Habilidade Julgamento Atitude

Saber Saber fazer Saber analisar Saber fazer acontece

Know How Aplicar o conhecimento Avaliar Situações Atitude empreendedora

Aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com