TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria De Bebidas Pyra

Artigo: Industria De Bebidas Pyra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Essa consultoria tem por finalidade organizar e definir a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965, pelo Sr. João Barroso. Trabalhou-se de forma a evidenciar qual o melhor modelo de sucessão para esse caso, sendo que o fundador decidiu aposentar-se.

Em um primeiro momento, foi analisado o ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura já montada, pois Sr. João é um diretor muito bem quisto dentro da indústria por seus colaboradores, e também fora dela, por seus clientes e fornecedores. Sua gestão sempre foi muito comprometida, correta e profissional com todos os envolvidos na organização, sendo assim sua decisão gerou muitos rumores.

Os senhores, Paulo e Iran, seus dois filhos, sucessores automáticos do cargo, trabalham há bastante tempo na empresa e já atuaram em diversos departamentos dentro da organização, porém nenhum deles com qualificação profissional ou técnica, o que gera a todos certo desconforto quanto à gestão futura da indústria.

Como o Sr. João Barroso não estipulou prazo ou data de seu afastamento, após estudo e análise será definido de que melhor maneira a sucessão deverá ser realizada, se será de imediato (reativa) ou gradativamente (proativa) e quem deverá assumir o tão importante cargo de diretor geral na Indústria de Bebidas Pira.

DESENVOLVIMENTO

Em um primeiro momento procuramos analisar as competências, habilidades e deficiências dos possíveis sucessores.

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Know-How ✔ ✔

Ampliar Conhecimento ✘ ✔

Capacidade de compartilhar conhecimento ✔ ✘

Visão Global e Sistêmica ✔ ✔

Trabalho em Equipe ✔ ✘

Liderança ✔ ✔

Motivação ✘ ✘

Definir Prioridades ✔ ✔

Julgar os fatos ✔ ✔

Autocontrole emocional ✔ ✘

Atitude empreendedora ✔ ✔

Inovação ✘ ✔

Assumir riscos ✘ ✔

Foco e resultados ✔ ✔

Auto realização ✔ ✔

Legenda: (✔) competências e habilidades identificadas.

(✘) deficiências de competências e habilidades.

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran

Ampliar Conhecimento ✘ ✔ Paulo por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldades de aplicar o novo.

Capacidade de compartilhar conhecimento ✔ ✘ Iran, apesar de buscar informações e conhecimentos, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizando assim as tarefas e ficando sobrecarregado.

Trabalho em equipe ✔ ✘ Iran acredita que fazer tudo a sua maneira, é o modo ideal.

Motivação ✘ ✘ Pelo fato de ambos trabalharem na empresa da família e sem um plano de remuneração e resultados, trabalham muito, porém sem motivação.

Autocontrole emocional ✘ ✔ Paulo fica impaciente quando aquilo que ele acredita é contestado.

Inovação ✘ ✔ Como tem um ótimo conhecimento do mercado e muitos contatos, Paulo acredita que “se está dando certo não necessita de mudanças e inovações”.

Assumir riscos ✘ ✔ Paulo não se sente a vontade em assumir riscos, sempre procura o parecer do Sr. João antes de qualquer plano comercial mais arrojado.

Depois de realizada a análise dos principais envolvidos nesse processo de sucessão, suas competências, habilidades e deficiência, aconselha-se que Iran seja o sucessor do Sr. João Barroso, porém que todo esse processo seja reativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com