TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industrialização Classica

Trabalho Universitário: Industrialização Classica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  10.469 Visualizações

Página 1 de 7

ARH

1- Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica? Como era a administração de pessoas nessa época?

Resp-

O período pós Revolução Industrial e que se estendeu ate meados de 1950 envolvendo a primeira meado do seculo XX sua maior característica foi a intensificação do feno meno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados; nesse longo período do de crise e de prosperidade, as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas. O mundo se caracterizava por mudanças vagarosa, progressivas e previsíveis que aconteciam de forma gradativa, lenta e inexorável; o ambiente que envolvia as organizações era conservador e voltado para a manutenção do “status quo”. O ambiente não oferecia desafios devido ao relativo grau de certeza quanto às mudanças externas, o que permitia que as organizações se introvertessem e se preocupassem com seus problemas internos de produção.

O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da lógica do sistema fechado.

As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos e capital, na conjunção típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho.

2- Quais as características organizacionais da Era da Industrialização Neoclássica? E como era a administração das pessoas nessa época?

Resp-

Era da Industrialização Neoclássica – De1950 a 1990, difundia-se a ênfase na departamentalização por produtos e serviços, sob uma forma de estrutura mista e matricial.Entre1950 e 1990 havia uma administração mista, matricial, com ênfase na departamentalização por produtos ou serviços ou unidades estratégicas de negócios.

Transição. Foco no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente.

Valor à renovação e revitalização. Intensificação e aceleração das mudanças ambientais. Pessoas como recursos organizacionais que devem ser administrados. Ênfase nos objetivos organizacionais para dirigir as pessoas. Administração de Recursos Humanos

3- Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como está sendo feita a administração das pessoas nesta época?

Resp-

Após 1990 adotou-se uma administração fluida, ágil e flexível, totalmente descentralizada. Total ênfase nas redes de equipes multifuncionais, na mudança, na inovação, na liberdade e no comprometimento para motivar as pessoas. Foco no futuro e no destino. Valor ao conhecimento e criatividade. Administração mutável, imprevisível, turbulenta, com grandes e intensas mudanças. Pessoas como seres humanos proativos e inteligentes que devem ser impulsionados. Na era industrial a alocação de recursos fora pura e simplesmente financeira e física. Utilizava-se de índices financeiros de produtividade para se mensurar o desempenho. Essas premissas, no entanto, tornaram-se obsoletas na era da informação. O ambiente tornara-se perceptivelmente mais complexo. A vantagem competitiva necessitava de um esforço maior. Os executivos necessitavam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente corporativo e sobre o desempenho organizacional, sem estes não teriam como manter o rumo da excelência empresarial. Os funcionários, agora vistos quais colaboradores,devem agregar valor pelo que sabem e pelas informações que podem fornecer, esse conhecimento passa a ser um fator crítico de sucesso à medida que as organizações investem, gerenciam e desenvolvem comercialmente tal conhecimento como produto de suas empresas. Nesse contexto, o Balanced Scorecard oferece aos executivos as ferramentas que necessitam para alcançar o sucesso no futuro. Este traduz a missão e a estratégia da sua empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve qual base para um sistema de medição e gestão estratégica. Ainda persegue os objetivos financeiros e inclui os vetores de desempenho desses objetivos

4- quais as megatendências que estão quebrando velhos paradigmas?

Resp-

As pessoas estão deixando de ser vistas como meros números dentro das empresas e passando a ser vistas como principal base da nova organização, seres dotados de conhecimentos, habilidades e competências. A antiga administração de RH sede lugar a Gestão de Pessoas, onde as pessoas deixam de ser simples recursos humanos organizacionais para serem abordadas como seres humanos com sonhos,aspirações e percepções.

5- Quais as preocupações das organizações quanto ao futuro?

Resp-

As organizações se preocupam com as rápidas e vultuosas mudanças trazidas pela globalização, onde necessitam avaliar a concorrência e avaliar a posição de seus produtos no mercado mundial, pois as comparações estendem-se além de aferir local e regional. Tais considerações implicam em educar, treinar, motivar e liderar as pessoas envolvidas nas organizações inserindo nas mesmas um espírito empreendedor para que estar ao ter conhecimento da missão e visão da organização trabalha junto desta em busca de melhores perspectivas para ambos. As preocupações se estendem aos clientes, que são o termômetro da empresa e aos produtos que devem sempre ser diferenciados e de qualidade para conquistar o cliente com possibilidade de compra em qualquer parte do mundo.

6- Caracterize as três etapas da Gestão de Pessoas.

Resp-

Características Relações Industriais Administração de Recursos Humanos Gestão de Pessoas

Formato de Trabalho Centralização total das operações no órgão de RH Responsabilidade de linha e função de staff Descentralização rumo aos gerentes e as suas equipes

Nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com