TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria Brasileira

Exames: Indústria Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Indústria no Brasil

,A indústria no Brasil é nova comparada à de outros países, mas teve seus primeiros passos já no período colonial. Levou-se um certo tempo, porém, para crescer satisfatoriamente no início do século XIX através de investimentos autônomos estimulados pelo período monárquico e principalmente para se solidificar e se estruturar a partir da década de 1930, com as medidas políticas dos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Hoje, o país é considerado um dos países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo e ocupa o décimo quinto lugar no segmento em escala global.1

Os esforços do passado criaram uma intensificação na indústria brasileira, que possui um enorme e variado parque industrial produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc. No Brasil, as áreas de comércio, serviço público, profissionais liberais, educação, serviços bancários, de comunicação, de transporte e outras estão diretamente ligadas à indústria.

A industrialização no Brasil, no entanto, nunca ocorreu a nível nacional.2 O parque industrial brasileiro atualmente está concentrado sobretudo nos estados do Centro-Sul e nas regiões metropolitanas, embora a dispersão da infra-estrutura de transportes, energia e comunicação tenha-se espalhado espacialmente nas últimas décadas para diversas outras regiões, inclusive no interior dos estados.3 Essa desconcentração é uma das características atuais da industrialização brasileira contemporânea: segundo o IBGE, a concentração no Sudeste baixou para 48% das indústrias.4

A indústria brasileira encontra-se fortemente no sudeste, especialmente no estado de São Paulo, apesar de atualmente muitas novas unidades industriais estarem se instalando nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

Boa parte da grande indústria está concentrada no sul e sudeste. O nordeste não é tão industrializado, mas está começando a atrair novos investimentos, o mesmo acontecendo com as demais regiões do Brasil.

O Brasil tem o terceiro setor industrial mais avançado da América. Calculando um terço do PIB,a indústria brasileira varia de automóveis, aço e petroquímicos para computadores, aeronaves e bens de consumo duráveis. Com a maior estabilidade econômica prevista pelo Plano Real, as empresas brasileiras e multinacionais têm investido pesadamente em novos equipamentos e tecnologia, uma grande parte dos quais foi comprado de empresas E.U.A.

O Brasil possui uma diversificada e sofisticada indústria de serviços também. Durante a década de 1990, o sector bancário representou tanto como 16% do PIB. Apesar de sofrer uma grande reformulação, a indústria de serviços do Brasil muitos financeiros ofereceram às empresas locais, com uma vasta gama de produtos e está atraindo inúmeros novos operadores, incluindo empresas americanas. financeira. São Paulo e Rio de Janeiro, as bolsas estão passando por uma consolidação e do setor de resseguros está prestes a ser privatizada.

O governo brasileiro empreendeu um ambicioso programa para reduzir a dependência do petróleo importado. As importações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com