TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria De Bebidas Pira

Ensaios: Indústria De Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A Indústria de Bebidas Pira, é uma empresa familiar, produtora de cachaça e conhaque, uma referência no mercado de bebidas alcoólicas que está passando por uma crise de gestão .

O Dr João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Em 1956 chegou em São Paulo vindo do nordeste.

Trabalhou no mercado de fumo e bebida, no mercado público municipal de São Paulo.

Em 1965, adquiriu um pequeno alambique para a produção de cachaça e conhaque e em pouco tempo , o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por novos equipamentos.

A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional.

Agora o Dr João está sentindo o peso da idade ,e em assembleia com os 138 funcionários, anunciou que pretende aposentar se e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran.

No decorrer do trabalho verificaremos quais dos filhos estarão apto para assumir o cargo de diretor geral, lembrando que o cargo não se refere a propriedade total da empresa e sim a criação de uma sociedade entre ambos .

.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Paulo Iran

Comprometimento com a empresa X X

Capacidade de trabalhar em equipe X X

Visão estratégica X __

Capacidade de negociação X __

Segurança no trabalho X X

Flexibilidade __ X

Boa comunicação X X

Definir prioridades X X

Aplicar e transferir conhecimentos X X

Relacionamento interpessoal __ X

Consciência ambiental X X

Liderança X __

Ética X X

Finanças X X

Marketing X __

Logística __ X

Gestão de pessoas X X

Criativo X _

1.

Analisando os pontos fracos e fortes de Paulo e Iran, como podemos ver no passo 1, Paulo tem mais visão e estratégica do que Iran, pois seu modo de pensar é bem melhor para a empresa.

A capacidade de Iran com a negociação dentro da empresa também tem um ponto fraco, pois tem dificuldade, em negociar. Não é uma tarefa fácil, mas também não deve ser motivo de constrangimento. Quanto mais negociar maior o equilíbrio e satisfação dentro da empresa.

Já na flexibilidade, Iran supera Paulo, pois tem a capacidade de trabalhar de forma eficaz nas situações em grupos de diferentes pessoas.

No relacionamento interpessoal Paulo deixou a desejar, pois ele não tem muita comunicação positiva, não contribui com um bom relacionamento dentro da empresa. Não se trata apenas de transmitir uma boa comunicação sobre um estado de coisas, mas o objetivo é influenciar uma decisão ou opinião na empresa no relacionamento interpessoal.

Na liderança Paulo fica na frente, pois ele está mais adequado para ser líder, é fundamental para comandar uma equipe, tomar decisões estratégicas para conclusão de negócio. Em todas as tarefas a necessidade de um líder é conseguir se expressar bem com sua equipe, uma boa comunicação é essencial na empresa.

Ao invés de Iran, Paulo mostra mais interesse em resolver problemas dentro da empresa, é mais criativo em criar algo diferente, e ao se comunicar encara a realidade e fala a verdade.

Iran tem dificuldade no marketing, ao acessar o mercado de trabalho em virtude de ter uma má formação educacional, pois isso não afeta a si mesmo, e sim os profissionais do futuro. Uma empresa sem argumentos não é capaz de agradar seu público. Acreditamos em traçar estratégias. Existem vários caminho para o sucesso, basta ser criativo.

Já Paulo na logística não tem um planejamento adequado, pois um planejamento logístico é de importância extrema, orientado para entender as necessidades do mercado, com o controle da empresa. Para a melhoria de Paulo seria bom que ele se especializasse, como fazendo uma faculdade para entender mais sobre o assunto.

Iran não está sendo muito criativo, se mostra distraído, sua tendência de se concentrar em seu trabalho e esquecer dos problemas, entre si, sua mente não esta exercendo seu potencial criativo mesmo que as pessoas não percebam. Ele precisa enxergar coisas diferentes, transformando riscos em oportunidades, identificando algo mais do que no dia-a-dia, aumentando o nível de argumentação e garantindo de maneira firme e convincente a validade do que está sendo tratado, trazendo ideias criativas e produtivas.

Então podemos observar que Paulo tem mais potencial do que Iran para assumir o lugar de Dr. João na empresa, pois sua visão é planejar e traçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com