TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ineficiência do setor público

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

AVM Faculdade Integrada

MBA Gestão Pública

Renata Pereira Alvarenga

A ineficiência da máquina pública: um problema de gestão

Rio de Janeiro

2015

AVM Faculdade Integrada

MBA Gestão Pública

Renata Pereira Alvarenga

A ineficiência da máquina pública: um problema de gestão

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Róbison Gonçalves de Castro

Rio de Janeiro

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................02        Tema....................................................................................................................03        Problema..............................................................................................................03        Justificativa...........................................................................................................03        Objetivos...............................................................................................................04                Objetivo Geral............................................................................................04                Objetivos Específicos.................................................................................04

REVISÃO DE LITERATURA...........................................................................................05

METODOLOGIA..............................................................................................................06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................07

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar como a falta de motivação e valorização dos servidores públicos, somada à falta de infraestrutura, afetam diretamente a capacidade de desenvolvimento e produtividade do setor público.

        É notório o caos instalado na administração da máquina pública e diversos fatores estão envolvidos, como a corrupção, a má gestão, a troca de favores e interesses políticos e muitos outros que podem ser acompanhados pelos jornais. Entretanto, pouco se discute sobre a atual situação dos nossos servidores públicos e o descaso com que se é tratado as atividades por eles exercidas.

        É óbvio que existem aqueles maus servidores, aqueles que tem como objetivo único o enriquecimento próprio e pouco ou nada estão envolvidos com seus cargos e suas funções. Mas também existem aqueles que sofrem com a falta de infraestrutura com que são obrigados a trabalhar e com a falta de valorização por parte de seus gestores, o que leva, muitas vezes, à desmotivação, causando o desenvolvimento daqueles servidores faltosos, daqueles que não se preocupam mais com os resultados que produzirão, o que, consequentemente, gera a insatisfação da população, que é obrigada a enfrentar filas gigantescas para obter uma simples informação ou para protocolizar um direito que lhe é reservado por lei.

        No decorrer deste trabalho, pretende-se apresentar alguns obstáculos que, frequentemente, os nossos servidores públicos são obrigados a enfrentar diariamente, demonstrar como a valorização profissional é capaz de influenciar na atuação destes agentes, analisar como a falta de infraestrutura pode levar à falta de eficiência, buscar encontrar soluções para a melhoria do setor público e demonstrar, também, como uma boa gestão é capaz de mudar o atual quadro da Administração Pública no Brasil.

        Espera-se que, com a pesquisa realizada e os resultados obtidos, seja dada o merecido valor aqueles que passam pelas mais variadas dificuldades na tentativa de desempenhar seu trabalho com a maior eficiência possível, mesmo diante das dificuldades que se apresentam no dia a dia.

Tema

Setor Público: a eterna insatisfação da população brasileira.

Problema

Qual a consequência da falta de motivação dos servidores públicos e a falta de infraestrutura no setor público na produtividade da Administração Pública?

Justificativa

        A escolha do tema se justifica pela constante labuta desta pesquisadora na autarquia DETRAN-RJ; que muitas vezes sofre com a precariedade da infraestrutura e nenhuma valorização do servidor, tanto no trabalho interno como externo, que vai desde a falta de copos à insalubridade dos banheiros químicos nas área de exame.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar um dos principais pontos que levam a falta de produtividade no setor público e acarretam a insatisfação da população brasileira: o elemento humano.

Muitas são as críticas feitas aos servidores públicos, seja em relação à qualidade do serviço prestado, seja em relação à falta de celeridade na prestação dos mesmos. Entretanto, os usuários, os verdadeiros donos da máquina pública, e a mídia deveriam voltar o olhar para a negligência dos governantes, que não fornecem o necessário, seja na qualificação dos agentes seja na infraestrutura com que os mesmos são obrigados a trabalhar.

Existe uma necessidade incessante de investimentos, não apenas tecnológicos, mas, principalmente, de investimentos direcionados à área de gestão humana.

Esses investimentos devem priorizar a valorização das pessoas que movimentam a máquina pública e que estão diretamente ligadas aos resultados; incentivos ao desenvolvimento de seus potenciais e de sua participação ativa como servidor, ou seja, que haja motivação que determine um maior comprometimento individual, de liderança e do trabalho em equipe.

Este trabalho é de suma importância para que o detentor da gestão obtenha uma administração eficiente e ainda apresenta um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer atividade humana: a motivação.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com