TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflacao E Taxa De Juros

Casos: Inflacao E Taxa De Juros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

4 - INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo de demostrar de maneira ampla e clara, os conceitos de economia, tanto em âmbito geral Macroeconômico como localizado Microeconômico e suas inter relações com as técnicas de gestão de empresa, de modo especial a metodologia de quantificação de suas variáveis, instrumentos indispensáveis a uma boa condução não só de empresas, como de toda a coletividade.

Embora possa parecer complexa, sua inserção em praticamente todas as ações humanas, a economia pode ser vista de forma simples, como um sistema produtivo, como entradas, processamentos e saídas. A qualidade dessas suas saídas ou produtos está diretamente relacionada á qualidade das entradas e do processamento das mesmas.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 - INFLAÇÃO

Segundo (Gremaud, Vasconcellos e Toneto 2002) A inflação é dividida como um argumento generalizado e contínuo dos preços. Quando ao contrário, ocorre uma baixa generalizada e contínua dos preços, tem-se o conceito inverso ao de inflação: a deflação.

De acordo com a wikipédia, em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra de dinheiro. Isso é equivalente ao aumento no nível geral de preços.

A inflação pode ser constatada com a refração, que é um aumento de preços de um estado deflacionado, ou alternativamente, uma redução na taxa de deflação ( ou seja, situações em que o nível geral de preços está caindo em uma taxa decrescente) .

3 - TAXA DE JUROS

A taxa de juros nada mais é que o preço do uso do dinheiro para um certo período de tempo. Hoje em dia, não é surpresa para ninguém quando jornais e televisão anunciam altas na taxa de juros aplicadas no setor financeiro.Os principais fatores para que a taxa de juros no Brasil é tão alto são; solidificar preços via controles de demanda interna, assegurar o financiamento do déficit em transações correntes, conter ataques contra o cambio e alto spreads cobrados pelos bancos aos empréstimos.

Mas com a taxa de juros alta, resulta na imobilidade da produção e no investimento, a taxa de desemprego aumenta de forma crescente. É um preço alto de mais a ser pago para ter estabilidade econômica. A divida externa também teve um aumento significativo. Para diminuir essa divida, foi necessário o aumento do PIB e a redução do déficit operacional e a queda de juros.

4 – TAXA DE CÂMBIO

Câmbio é compra, venda ou troca de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem. No Brasil, em decorrência da atual legislação, sempre uma das moedas envolvidas será nacional. O exportador vende as moedas estrangeiras resultantes de suas exportações, recebendo. Em pagamento, moeda nacional; o importador, com o fim de pagar seus fornecedores estrangeiros compra moedas estrangeiras, pagando-as com a moeda nacional. É um elemento do sistema monetário internacional, regulamentado durante a Conferência de Bretton Woods (New Hampshire, EUA, 1944) , com o objetivo de facilitar as transações entre países. A partir desta conferência, todas as moedas passam a ter o dólar americano como padrão em substituição ao ouro. Até 1976, o valor das moedas, baseado nas reservas de dólar, varia no máximo 2,25%. Com os acordos da Jamaica (1976), a comunidade internacional abandona este sistema e legaliza as taxas de câmbio (preço de uma moeda em relação à outra) flutuantes. Essas operações são realizadas através da rede bancária autorizada a operar em câmbio (bancos autorizados). Fechar câmbio ou contratar câmbio nada mais é que contratar ou vender moeda.

A taxa de câmbio pode ser definida em termos diretos (ao incerto) ou em termos indiretos ao (certo). A taxa de câmbio esta definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetárias estrangeira em unidades monetáriasem moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma dereta para os habitantes da zona euro; ou esta definida de forma indireta para os habitantes dos EUA.

Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes na macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é preço de uma moeda em termos de outra.

5 – MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL.

São compostos por Medidas Descritivas, Números-índice e Deflação de Dados. Dentro das medidas descritivas há três subdivisões, Medidas de tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibem um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando estatística básica. Como exemplo das ferramentas utilizadas, temos as medidas de tendência centra, que lidam com dados numéricos, que observam as tendências de conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão têm a função de descrever os dados quando estess se referem ao grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio médio e a variância.

As técnicas de amostragem probabilísticas são classificadas como aleatórias.

- Simples: quando todos os seus elementos têm a mesma probabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com