TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Da Temperatura Na Pressão De Um gás

Casos: Influencia Da Temperatura Na Pressão De Um gás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  1.501 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Nesta prática iremos observar a influência que a temperatura exerce na pressão de um gás.

Introdução

Os gases estão em um dos estados físicos da matéria, com mais energia, que não possui forma nem volume definido, ou seja, sua forma será a do lugar em que ele ocupa.

Um gás ideal ou gás perfeito independente da pressão e da temperatura, na qual está submetido, não sofre mudança de fase, permanecendo sempre na fase gasosa, sua energia de interação entre as moléculas é desprezível. Um gás real tende a se comportar como ideal quando o fator de compressibilidade tende a um, ou seja, quando a pressão é baixa e a temperatura é alta, para que a distância entre as moléculas seja a maior possível. Os gases perfeitos obedecem a três leis bastante simples, que são a lei de Boyle, a lei de Gay-Lussac e a lei de Charles. Essas leis são formuladas segundo o comportamento de três grandezas que descrevem as propriedades dos gases: o volume, a pressão e a temperatura absoluta.

4

Materiais e Reagentes

• 02 béqueres de 100 mL

• 01 tubo de ensaio

• Placa de aquecimento

• Água

• Gelo

• Amoníaco

• Bexiga (balão de aniversário)

• Pegador de tubo de ensaio

Procedimento Experimental

Parte I:

Primeiramente colocou-se água suficiente para encher um béquer de 100 mL pela metade. Em seguida o béquer foi colocado na placa de aquecimento.

Parte II:

Adicionamos amoníaco em um tubo de ensaio, até completar aproximadamente uma altura de dois dedos, depois disso o tubo de ensaio foi tampado com a bexiga (balão de aniversario).

Parte III:

Depois disso foi colocado o tubo de ensaio preparado anteriormente dentro do béquer com água aquecida, e foi observado que a bexiga (balão de aniversário) começou a encher.

5

Parte III:

Em seguida, foi transferido o tubo de ensaio para o segundo béquer, que contia água gelada. E com o passar do tempo observamos que as bexiga (balão de aniversário) começou a secar.

6

Resultados e Discussão

Foi observado que quando o tubo de ensaio é colocado na água aquecida, as moléculas de ar do amoníaco que estavam no estado líquido se vaporizam, passando para o estado gasoso e as moléculas que estavam no interior do tubo ficam mais agitadas, aumentando a velocidade média das moléculas, ocupando maior espaço, e com isso expandem-se e enchem a bexiga (balão de aniversário). Quando o tubo de ensaio é transferido para o béquer com água gelada, a temperatura no interior do tubo diminui, as moléculas de ar se agitam menos, diminuindo assim a intensidade e o número de choques entre as moléculas, que passam a ocupar menor espaço e exercer menor pressão sob as paredes do tubo e da bexiga, e então a bexiga tende a esvaziar-se.

7

Conclusão

Nesta prática foi observado, a influência que a temperatura tem sobre a pressão e o volume de uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com