TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática Aplicada à Negócios

Artigo: Informática Aplicada à Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 12

Informática Aplicada à Negócios

1) Referente ao conteúdo teoria geral de sistemas comente a definição de Law Kelton (1991) e dê três exemplos de sistemas ligados à atividade empresarial.

A definição de sistemas segundo Law Kelton (1991) é que “propiciem a consecução de algum fim lógico a partir dessas interações conjuntas” ou seja, o sistema não é somente um reflexo da realidade , mas sim os traços descritivos da realidade que constituído de um conjunto ordenado , estabelece uma operação voltada para um objetivo.

O primeiro exemplo de sistema empresarial é um processo logístico onde se tem os dados referentes à quantidade de pedidos de diversos clientes que precisam ser separados, carregados e entregues aos clientes de maneira rápida e eficiente, evitando custos excedentes.

O segundo exemplo são os dados referentes ao giro de estoque da empresa que é um demonstrativo de saída dos itens do estoque e sua reposição para que se mantenha o seu nível.

O terceiro exemplo são os dados referentes as requisições de compras que são solicitadas aos fornecedores para se obtenha os insumos necessários para o processo de produção que por sua vez é demandado para o mercado externo com o objetivo final de consumo do produto e que se haja um retorno para a empresa através do lucro.

2) Descreva as leis universais dos sistemas:

Todos os sistemas, independente da área respeita as seguintes leis:

a) “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isso ocorre infinitamente)”.

Os subsistemas também são sistemas e dentro de cada sistema há subsistemas que compõem uns aos outros infinitamente.

b) “Todo o sistema se expande , ou seja, é parte de um sistema maior (e isso ocorre infinitamente)”.

O sistema pode fazer parte de um outro sistema maior, que por sua vez pode ser considerado subsistema e assim infinitamente.

c) “Quanto maior a fragmentação do sistema (ou seja , o número de subsistemas),maior será a necessidade para coordenar as partes”.

É mais fácil coordenar sistemas com menos componentes e entender sua interação e justamente por isto que as pessoas procuram agrupá-las em subsistemas. A quantidade de subsistemas no todo depende muito do seu objetivo final.

d) O número mágico 7 (+ ou -) 2

Em 1940, pesquisadores de psicologia atestaram que as pessoas poderiam coordenar um grupo de 5 à 9 subsistemas (por isto, o número 7 + 2 e 7 – 2).

E por isso, segundo as pesquisas a capacidade humana pode compreender o sistema como um todo constituído de 5 á 9 subsistemas e que elementos à mais são mais difíceis de serem compreendidos.

e) Homeostase

A definição de homeostase consiste no equilíbrio do sistema ,ou seja, se uma parte não estiver em pleno funcionamento outras partes terão que operar mais para que se obtenha o equilíbrio e se atinja o seu objetivo.

f) Sinergia

A fórmula da sinergia é 1+1=3, ou seja, as partes do sistema pode interagir para gerar algo maior e isso não seria possível se as partes trabalhassem isoladamente.

A seguinte frase explica exatamente essa ação do sistema: “O todo não é a mera soma das partes”.

3) Explique o que é sinergia na teoria geral dos sistemas:

A sinergia compreende a interação dos subsistemas entre si para atingir um objetivo e esses sistemas de maneira alguma trabalham individualmente e sim um compondo o outro.

4) O que é abordagem sistêmica?

A abordagem sistêmica é uma forma de resolver problemas em vista na Teoria Geral dos Sistemas.

As soluções foram sendo formuladas observando o problema como um sistema e assim, sendo formando elementos com relações, objetivos e um meio-ambiente.

5) Comente cada uma das dicas para a abordagem sistêmica:

a) Dividir para conquistar

Procurar dividir os problemas em várias partes para que se consiga chegar à solução.

b) Identificar todas as partes do sistema

Procurar identificar todas as partes do sistema para que se possa possuir o conhecimento de como é o seu funcionamento.

c) Atentar para detalhes

Como exemplo, vejamos um supermercado como sistema e nele possuir computadores, softwares de banco de dados e redes. Mas se não houver uma caneta para o cliente assinar o cheque, de nada adianta possuir um sistema computacional.

d) Olhar para o todo (visão holística)

A visão do todo nos permite entender como os subsistemas se relacionam.

e) Analogias

A analogia consiste em utilizar uma solução S´ num problema P´ numa solução S que já teve sucesso num problema P , ou seja, é a reutilização de soluções em problemas parecidos mas, com adaptações.

6) O que são elementos da organização?

Os elementos da organização são os recursos que estão classificados abaixo:

Recursos financeiros;

Recursos materiais;

Recursos energéticos;

Recursos humanos;

Recursos da informação.

Esses recursos passam por ciclos com as seguintes fases: aquisição uso e perda/disseminação. E se introduz mais duas que são: planejamento e controle (planejar para traçar um caminho a ser seguido e controlar para que esse caminho seja seguido corretamente).

Os dois recursos de maior importância são os recursos humanos e os recursos da informação. A informação é o único recurso que não se degrada com o uso ou a disseminação. A informação só perde a sua importância quando se torna obsoleta.

O recurso humano é o motivo de todos os outros recursos operarem, mas a informação em especial não existe sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com