TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infância E Criança

Ensaios: Infância E Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

1) Sobre o que foi estudado até aqui, responda as questões a seguir:

Como a teoria Empirista define a criança?

Para a psicologia, em geral, como o termo criança é definido?

Qual teoria define que a criança não é determinada pelo meio, mas sim por sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida?

Como a criança é vista de acordo com Piaget?

2) Leia os dois pensamentos sobre a infância, compare-os e indique quais momentos históricos eles retratam.

(1) “De criancinha pequena, ela se transforma imediatamente em homem jovem, sem passar pelas etapas da juventude, que talvez fossem praticadas antes da Idade Média e que se tornaram aspectos essenciais das sociedades evoluídas de hoje.” (ARIÈS, 1986, p. 10).

(2) “A despeito das muitas reticências e retardamentos, a criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. Começou então um longo processo de enclausuramento das crianças (como dos loucos, dos pobres e das prostitutas) que se estende até nossos dias e ao qual se dá o nome de escolarização” (ARIÈS, 1986, p. 11).

1-

a) A Teoria Empirista define a criança como um ser vazio, incompleto e sua mente é como uma página branca que deve ser preenchida à partir das novas experiências.

b) Para a psicologia a criança vai elaborando seus códigos de comportamento conforme experimenta a satisfação ou não de suas necessidades em contato com o mundo externo e as pessoas.

c) Teoria do Racionalismo.

d) Para Piaget a criança é vista como um sujeito em processo de crescimento, com suas possibilidades orgânicas e mentais; e portadora de seus próprios meios de viver e conhecer a realidade.

2-

A frase de número um fala da Idade Média e a de número 2 da Idade Moderna.

Os dois textos dizem que a criança não pode parar nesta fase, ela tem que passar rapidamente por ela, sem apegos e sem fazer parte dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com