TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciou Falando Sobre

Artigos Científicos: Iniciou Falando Sobre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

Iniciou falando do professor João Antônio Cabral de Monlevade, com 70 anos nascido em São Paulo, professor da rede Estadual de MT e em outras cidades. Assessor do SINTEP em Brasília, depois citou o objetivo deste módulo 1; Expandir os conhecimentos sobre a composição e operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federal, estaduais e municipais, para ampliar seu novo papel como cidadão, educador, profissional e gestor nas escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino.

A professora passou um vídeo com o título: o olhar do educador, onde fala que os alunos não são iguais, todos somos diferentes, como será que estamos olhando nossos colegas de trabalho? Como olhamos nossos alunos? Apesar das diferenças estamos ali para todos e devemos atender a todos, depois começamos a estudar e discutir sobre as unidades do livro 1; Funcionários de Escolas: Cidadãos, educadores, profissionais e Gestores. Funcionários da escola Pública: Quem somos? Somos gestores, trabalhadores, cidadãos, administradores, educadores e educadores e principalmente profissionais.

No Brasil existem mais de um milhão de funcionários trabalhando nas escolas públicas, federais, estaduais e municipais, os quais têm a missão de proporcionar educação básica a 50 milhões de estudantes. Somos vários grãozinhos de areia numa imensa praia, mas, porém importantes para o bom funcionamento da escola.

Escolas Públicas – mantidas e administradas pelos governos (federal, estadual e municipal), sempre gratuita; Escolas Privadas – mantidas por pessoas ou empresas, onde, quase sempre, os alunos ou suas famílias pagam mensalidades.

Na Educação Básica – A primeira LDB do Brasil foi a Lei nº 4.024, de 1961. Onde existiam: o pré-primário, que incluía os jardins de infância; o curso Primário, com duração de quatro a seis anos; o curso Ginasial, de quatro anos; o curso Colegial, que tinha várias opções: o científico; o clássico; o normal; o industrial; o agrícola; o comercial. Para ter acesso ao Ginásio era imprescindível um “exame de admissão”.

Na Escola Normal – Os primeiros educadores no Brasil eram religiosos com uma longa formação humanística e didática. Depois, passamos por uma época em que as Câmaras Municipais recrutavam, para ser professor primário, pessoas sem qualquer formação profissional, ou seja, sabia ler já servia para ensinar a outros. Com a Lei nº 5.692, de 1971, criou-se a profissionalização obrigatória em nível de 2º grau, a exigência de que todos os cursos desse nível abrangessem uma habilitação ou terminalidade profissional, Assim; o curso normal se alterou-se em “habilitação para o magistério”.

Inspetor de Alunos e Suspensão – os alunos estavam sempre sobre o olhar dos educadores, que se sentavam em “cátedras”, em nível superior ao dos alunos. Os alunos eram “vigiados”, como se faz nas penitenciárias.

O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação. A professora falou sobre a importância da profissionalização e unificação dos trabalhadores em educação nos estimulando buscar na internet sobre o conhecimento da lei orgânica do nosso município. Colocou também que estamos nos preparando para sermos Técnicos de Manutenção de Infraestrutura Escolar e Meio Ambiente. Abordou sobre o currículo – que é uma transmissão sistemática de cultura e sociedade. Sendo o regimento escolar a proposta pedagógica da escola, existiu o período autoritarismo e da democracia. Escolas estaduais foram criadas e mantidas e administradas

Escola Pública como espaço da educação de qualidade: constituição e LDB, o conselho escolar e a constituição de 1988 onde nasceu a Lei Federal que constituiu a gestão democrática nas escolas, o PPP instrumento para o fortalecimento das ações e da participação política dos integrantes, dentro da escola. O PPP um documento teórico prático que implica relações de interdependência entre a harmonia de toda a sociedade escolar; sendo elaborada filosoficamente e eticamente assim a comunidade confia e deseja aplicar. Uma das grandes diferenças na organização da educação escolar entre o período autoritário e o democrático – inaugurado pela Constituição de 1988 e pela LDB de 1996 – é o formato de regulação jurídica da escola.

A educação escolar é oferecida em etapas e modalidades. A primeira etapa, a da educação infantil, desdobra-se em creches, para crianças com até três anos e pré-escolas, para estudantes de quatro e cinco anos. O Ensino Fundamental dura nove anos. O Ensino Médio, em geral, é oferecido em três anos, mas costuma durar mais, quando é integrado à educação profissional (Decreto nº 5.154, de 2004), como no caso da formação de técnicos agrícolas e industriais.

No sábado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com