TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Injeção De Tensoativos

Artigos Científicos: Injeção De Tensoativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

3.1. Injeção de Tensoativos (Surfactantes)

A injeção de tensoativos, sendo um método químico, para sua eficiência é necessária a interação entre o fluido injetado e o fluido do reservatório. No caso dos tensoativos, que por suas propriedades e estrutura química, essas substâncias se adsorvem nas interfaces líquido-líquido, líquido-gás e sólido-líquido, reduzindo a tensão interfacial. Essas substâncias possuem moléculas que tem em sua estrutura duas solubilidades, ou seja moléculas com grupos polares que tem afinidade pela água e moléculas apolares com afinidades por compostos orgânicos. Como demonstrada na figura abaixo:

Figura ?. Molécula tensoativa.

Fonte:

Sendo assim o principal objetivo dos tensoativos, agir como um conciliador entre esses compostos sem afinidades, através da alteração da tensão interfacial.

Existem os grupos polares e apolares, dentre os apolares se destacam as cadeias carbônicas com mais de 10 átomos de carbono e os anéis aromáticos, como mostra a Figura ? Cuberlo (2006).

Figura ?. Grupos apolares presentes em moléculas tensoativas.

Fonte:

Em relação aos grupos polares existem ainda três tipos principais: tensoativos iônicos, não-iônicos e anfóteros.

3.2. Tensoativos iônicos

Caracterizados em função da carga elétrica da parte hidrofílica (afinidade pela água), classificando-se em dois grupos:

3.2.1 Tensoativos aniônicos

Estes tensoativos, quando estão dissociados em água, originam íons carregados negativamente na superfície ativa. Os principais exemplos destes tensoativos são os sabões, os amino-compostos e os compostos sulfatados e fosfatados.

3.2.2. Tensoativos catiônicos

Esses tensoativos, quando dissociados em água, ao contrario dos aniônicos originam íons positivamente na superfície ativa. Tem como principais representantes os sais quartenários de amônio.

3.3. Tensoativos não-iônicos

Os tensoativos não-iônicos apresentam-se como moléculas não dissociadas em solução aquosa, portanto tem características bem particulares, são compatíveis quimicamente com a maioria dos outros tensoativos e em relação as suas propriedades se tratando do pH são pouco afetadas. Estes aspectos combinados aumentam, consideravelmente, as suas possibilidades de aplicação.

3.4 Tensoativos anfóteros

Os tensoativos anfóteros possuem duplo caráter iônico, possuindo propriedades dos tensoativos aniônicos e altos valores de pH e dos tensoativos catiônicos e baixos valores de pH. Segundo Curbelo (2006) citada por Rosen (1978), no ponto isoelétrico apresentam-se como espécies zwitteriônicas, com baixa solubilidade, detergência e poder molhante. Tem como principais representantes, os aminoácidos e as betaínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com