TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Tensoativos

Exames: Definição De Tensoativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de tensoativos

São substâncias naturais, ou sistema que possuem estrutura. São substâncias que tem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e auxiliam na formação de emulsões.

Tensoativos são substâncias que tem função de detergente e de cadeia longa, onde temos uma extremidade apolar e outra extremidade polar.

Essas estruturas fazem com que a extremidade polar seja miscível com a água e a outra extremidade apolar seja miscível com o óleo.

As propriedades do tensoativos dependem basicamente de sua estrutura química. A maior parte das propriedades dos tensoativos está relacionado a fenômenos de superfície destacando-se a redução da tensão superficial ou interfacial, a detergência, a umectância ou molhabilidade, a formação, estabilização, quebra ou supressão de espuma, a emulsificação, entre outros.

Tensoativos sintéticos:

Os tensoativos sintéticos tiveram sua origem no início deste século, em função do crescimento da população e a demanda do uso alimentar dos óleos e gorduras, também o desenvolvimento de nossos setores industriais, que dependem dessas matérias primas.

O primeiro tensoativo sintético foi fabricado na Alemanha no ano de 1916, a partir de naftaleno, álcool isopropilico e ácido sulfúrico. Apesar de reduzir a tensão superficial da água, sua ação como agente de limpeza foi pouco proveitosa.

Somente na segunda guerra mundial com o agravamento da disponibilidade das matérias primas tradicionais que um novo impulso foi dado nas pesquisas para o desenvolvimento dos tensoativos. Assim no início da década de 50 e com a síntese do alquibenzeno, se tornou possível a criação do primeiro tensoativo sintético realmente eficiente o alquibenzeno sulfonato de sódio(ABS), produzido a partir da reação dp alquibenzeno com ácido sulfúrico e soda.

Tipos de tensoativos:

Aniônicos

São aqueles cuja a parte hidrofílica da molécula e carregada negativamente (ânion). Devido ao grande volume utilizado, e o tipo mais importante dos tensoativos, sendo o alquibenzeno de sódio e o dodecilbenzeno sulfonatos de sódio ou cálcio os normalmente usados nos detergentes. O sabão comum também e aniônico.

Catiônicos

São aqueles em que a parte hidrofílica da molécula e carregada positivamente(cátion). O principal uso deste tensoativo e na fabricação de amaciantes, germicidas e emulsificantes específicos. Os tipos mais usados são os sais quaternários de amônio.

Não iônicos

São aqueles tensoativos em que sua molécula não existe a parte iônica mais polar que a outra propiciando a afinidade com a água (não são dissociados em solução aquosa). Em geral são produzidos através da condensação de oxido de etileno com álcoois, fenóis, ácidos e aminas, geralmente são pouco espumantes.

Anfóteros

São agentes tensoativos que contem em sua estrutura tanto radical ácido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com