TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE DETERGENTE BIODEGRADÁVEL ATRAVÉS DO TENSOATIVO DODECILBENZENO SULFONATO DE SÓDIO PARA UTILIZAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DA EEL/USP

Por:   •  4/5/2018  •  Artigo  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO DE DETERGENTE BIODEGRADÁVEL ATRAVÉS DO TENSOATIVO DODECILBENZENO SULFONATO DE SÓDIO PARA UTILIZAÇÃO NOS LABORATÓRIOS DA EEL/USP

Paulo Henrique Costa de Assis1

Mateus Afonso Gomes2

¹ Graduando de Engenharia de Materiais. Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP. Lorena –SP, paulohenrique.cassis@gmail.com

² Orientador. Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP. Lorena –SP.

mateus@dequi.eel.usp.br

Área do Conhecimento: Química

Curso: Engenharia de Materiais

Nível: Graduação

RESUMO

O tema Sabões e Detergentes apresenta uma ampla abrangência no que diz respeito ao seu uso, aplicação e desenvolvimento. Desta maneira, realizou-se um projeto que conciliasse uma abordagem tangente à realidade vivida pelos alunos do COTEL, assim como a faculdade EEL – USP de maneira geral. Aplicando os conceitos desenvolvidos no colégio técnico, o projeto consistiu na produção de detergente biodegradável para ser utilizado pela Escola de Engenharia de Lorena – EEL no segundo semestre de 2013, buscando suprir a demanda dos laboratórios da graduação/COTEL, pertencentes ao departamento DEQUI. Os conceitos globais do projeto são multidisciplinares, pois vão de encontro a aspectos físico químicos, ambientais e sociais. Os resultados obtidos possibilitaram o desenvolvimento de uma cultura ambiental que promoveu a conscientização dos alunos para a preservação do meio ambiente, além da importância da sustentabilidade para o futuro da sociedade.  

Palavras chave: sustentabilidade, preservação, ecologia, pesquisa e desenvolvimento, ações sociais e planejamento experimental.

ABSTRACT

The theme soaps and detergents presents a huge background about its use, application and development. Thus, the project was developed to be applied at the reality of COTEL and EEL USP students. Applying the concepts developed in the college, the project consisted in the production of biodegradable detergent to be used in the EEL – USP/COTEL in the second semester of 2013, to supply the demand on the college laboratory, that belong to the Chemistry Department – DEQUI. The global concepts of the project are interdisciplinars, because it comes along with ambiental, social and chemical aspects. The results provide the development of a ambiental culture that improve students’ conscience to the future of society.

Key words: sustentability, preservation, ecology, research and development, social actions and experimental planning.

INTRODUÇÃO

A forma de desenvolvimento que supre as demandas e necessidades da atual geração sem impedir que gerações futuras também possam suprir suas próprias demandas é denominada desenvolvimento sustentável. No Brasil, a relação entre as atividades cotidianas e o desenvolvimento sustentável intensificou-se após a conferência ECO 92, que ressaltou a importância da sustentabilidade e evidenciou o surgimento de uma nova geração de pessoas com uma visão ecológica.

De acordo com Kumaris (1995), o melhor ensinamento é o exemplo. Através de uma abordagem prática para os problemas ambientais da atualidade, uma ferramenta importante para o desenvolvimento de uma postura crítica de jovens e adolescentes é a aplicação de projetos interdisciplinares, contribuir para que o aluno desenvolva a capacidade de realizar aprendizagens significativas por si mesmo numa ampla gama de situações e circunstâncias, que o aluno “aprenda a aprender”. (Coll, 1994).

Uma das discussões ambientais mais importantes e que possui relação direta com o cotidiano é a utilização de detergentes que não agridam o meio ambiente, isto é, biodegradáveis. O detergente é uma substância formada por moléculas que possuem uma cadeia carbônica apolar e uma extremidade polar. Dessa forma, o detergente interage tanto com a água quanto com a gordura.

O critério de degradabilidade se dá pela linearidade da cadeia carbônica principal, isto é, quanto maior sua linearidade, torna-se mais fácil sua degradação por parte de microorganismos presentes na água. Um exemplo de molécula presente no detergente biodegradável é o dodecilbenzeno sulfonato de sódio linear:

[pic 2]

Figura 01.Fórmula química estrutural do dodecilbenzeno sulfonato de sódio

 Apesar de sua importância na limpeza doméstica e industrial, sem prévio tratamento, os detergentes usuais (não-biodegradáveis) que são despejados no meio ambiente modificam o pH da água, além de formar uma espuma que impede a entrada de oxigênio. Dessa maneira, a utilização de detergentes biodegradáveis caracteriza-se como importante passo para a consciência social.

Sendo assim, o presente trabalho contempla a produção do detergente biodegradável na planta piloto, com uso posterior nos laboratórios da graduação no DEQUI. Pretende-se, assim, possibilitar o aprendizado através da prática, disseminando o conteúdo e a ideia central às próximas gerações do Colégio Técnico de Lorena (COTEL) instituição de Ensino Médio vinculado à Universidade de São Paulo – USP, o presente Projeto que abrangeu a turma do 3º ano do ensino Técnico de 2013.

A realização do projeto destaca que formar indivíduos que se realizem como pessoas, cidadãos e profissionais exige da escola muito mais do que a simples transmissão e acúmulo de informações. Exige experiências concretas e diversificadas, transpostas da vida cotidiana para as situações de aprendizagem. Educar para a vida requer a incorporação de vivências e a incorporação do aprendido em novas vivências. (Pereira, 2000).

OBJETIVOS

Objetivos gerais

O objetivo central apresentou-se como a necessidade de, através do estudo e da pesquisa, encontrar a maneira mais viável de realizar a produção de sabão biodegradável para ser utilizado nos laboratórios da graduação do DEQUI com os alunos do 3º ano técnico de 2013. O projeto tem como principal diferencial a conscientização ambiental, revertendo o uso do detergente para a própria escola, diminuindo os gastos da mesma e incentivando os alunos das gerações posteriores a darem continuidade ao projeto. Desta maneira, deve-se promover uma conscientização de toda instituição e da sociedade local para que o projeto possa ser fonte de renovação e incentivo para a preservação do meio ambiente, fazendo com que o princípio ultrapasse os limites da teoria e venha a ser uma prática sustentável e pertencente à realidade da EEL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (625 Kb)   docx (518.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com