TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inocencia

Relatório de pesquisa: Inocencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

O jovem farmacêutico Cirino, em viagem de trabalho pelo sertão, hospeda-se na casa de um homem que conhecera no caminho, o Sr. Pereira. Ali, conhece Inocência, filha do dono da casa. Apaixona-se por ela, mas tem que lidar com alguns obstáculos. A moça estava prometida em casamento a Manecão e Pereira se mostra bastante zeloso da palavra empenhada, exercendo forte vigilância sobre o farmacêutico. Para auxiliá-lo nesse trabalho, conta com a ajuda do negro Tico, anão mudo que se torna a sombra de Inocência.

Chega ao lugar o cientista alemão Meyer, estudioso de borboletas, trazendo boas indicações do irmão de Pereira. A admiração do estrangeiro pela beleza de Inocência transforma a receptividade inicial do dono da casa em antipatia mal disfarçada. Em respeito ao irmão, Pereira trata o estrangeiro com educação. Cirino, de sua parte, nutre certo ciúme, desconfiado das intenções do cientista. Meyer nada percebe, mantendo-se concentrado em suas pesquisas e parte assim que termina o trabalho.

Cirino e Inocência declaram-se um ao outro. Prevendo a resistência do pai, a moça sugere que o amado visite seu padrinho, Antônio Cesário, que mora em uma cidade próxima. A jovem acredita que o padrinho pode ajudar a convencer o pai a romper o compromisso com Manecão. Cirino parte, alegando que a viagem é para comprar medicamentos. O moço conquista a simpatia de Cesário, que se compromete a ajudar o casal de apaixonados.

O livro Inocência está disponível para download, baixe agora!

Na ausência de Cirino, Manecão aparece e reafirma os propósitos de matrimônio. Inocência recusa-se a cumprir o compromisso assumido pelo pai e provoca a fúria deste e do noivo. Pereira desconfia de imediato de alguma influência de Meyer na decisão da moça, mas Tico denuncia os amores de Inocência e Cirino.

Cego de ódio, Manecão parte em busca do farmacêutico. Encontra-o no meio do caminho e, depois de rápido e ríspido diálogo, mata-o. Antônio Cesário chega ao local do crime ainda a tempo de encontrar Cirino com vida, ouvindo de seus lábios a última palavra: Inocência.

A menina morre e, dois anos depois, Meyer celebra, na Europa, o sucesso de sua descoberta: uma nova espécie de borboleta que ele batiza com o nome da moça.

Contexto

Sobre o autor

A estética romântica apresenta entre seus traços mais importantes a tendência à idealização, ao livre desenrolar da fantasia e da imaginação. O escritor Alfredo d’Escragnolle Taunay aproveitou-se de sua condição de homem viajado para produzir obras que oferecessem um panorama mais realista do interior do Brasil. Com isso, seguia a prática romântica de valorização da cor local, mas sob um registro mais objetivo e verossímil.

Importância do livro

Taunay foi um dos principais escritores do regionalismo romântico. Do romantismo, assimilou a atmosfera lírica, presente em Inocência. Do regionalismo, a tendência a registrar os costumes locais. Deu vida a esse projeto com um estilo fluente e sedutor, marcas do grande escritor que ele foi.

Período histórico

O regionalismo romântico funciona quase como uma transição para o realismo, estética da qual antecipa o gosto pela observação da realidade.

Análise

Lado a lado com o lirismo, que predomina nos trechos em que se narra o drama amoroso que serve de fio condutor ao romance, há a exatidão descritiva e o registro linguístico regional. O romance Inocência ainda possui traços românticos bastante fortes. Como ocorre em várias narrativas típicas da estética, o casal de apaixonados enfrenta obstáculos para a realização de suas aspirações sentimentais.

personagens

- Inocência: moça simples, moradora de zona sertaneja. É disputada por Cirino e Manecão, além de despertar o interesse do cientista Meyer.

- Cirino: jovem farmacêutico que, em viagem pelo sertão, conhece Inocência e se apaixona por ela. É assassinado por Manecão, a quem a moça foi prometida.

- Pereira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com