TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorgânica Experimental

Casos: Inorgânica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento N°1: HIDROGÊNIO

1) Objetivo

Ácido clorídrico atua sobre os metais com desprendimento de hidrogênio e formação de cloreto metálico, com o metal no menor estado de oxidação. Este relatório tem a função de mostrar a ação dos ácidos sobre os metais que serão citados abaixo.

2) Fundamento Teórico

Os primeiros elementos da série eletroquímica são os mais eletropositivos, e os últimos os menos eletropositivos. Portanto, cada elemento é mais eletropositivo que o seguinte.

Assim, os elementos que estão acima do hidrogênio quando tratados pelos ácidos não oxidantes deslocam o gás H2, sendo que os mais eletropositivos (K,Na, e Ca) deslocam H2 da água até a frio e também dos ácidos , com os quais reagem violentamente. O HCl é um ácido forte, volátil , não possuindo propriedades oxidantes .Atua apenas como ácido .

O H2SO4 e o HNO3 são ácidos que têm o enxofre e o nitrogênio no mais alto estado de oxidação, por isso, atuam como agentes oxidantes. Contudo o H2SO4 quando diluído funciona apenas como ácido.

3) Materiais e Reagentes

REAGENTES MATERIAIS

Ácido Clorídrico dil. Ácido Sulfúrico dil.

Grânulos de Zinco Fita de magnésio Tubos de ensaio

Sulfato de Cobre 1mol/L Ácido clorídrico 1 mol/L

Alumínio em pó Ácido clorídrico concentrado Palitos de fósforo

Hidróxido de Sódio 6 mol/L Zinco metálico

Ferro metálico Ácido Sulfúrico ( C ) Pegador

Cobre metálico

4) Procedimento Experimental

1. Em um tubo de ensaio colocar pequenos grânulos de zinco, 2-3 mL de sulfato de cobre 1 mol/L e acrescente 5,0 mL de ácido clorídrico dil. Agitar. Aproximar um palito de fósforo aceso à boca do tubo de ensaio. Observar.

2. Em um tubo de ensaio colocar pequenos grânulos de zinco, e acrescentar 5,0 mL de ácido clorídrico dil. Agitar e observar.

3. Em um tubo de ensaio colocar aproximadamente 0,5 g de alumínio em pó ou (cinco pedacinhos de papel alumínio) e acrescentar 5,0 mL de hidróxido de sódio 6,0 mol/L. Agitar. Cuidado esta reação é muito violenta, libera muito calor. Reconhecer o gás desprendido.

4. Em outro tubo de ensaio colocar pequena quantidade de ferro metálico e sobre este colocar cerca de 1,0 mL de ácido sulfúrico dil. Agitar. Observar. Colocar aproximadamente 5 mL de ácido clorídrico dil. Agitar e observar.

5. Em um tubo de ensaio colocar pequeno pedaço de fita de magnésio e 5,0 mL de ácido clorídrico 1,0 mol/L. Agitar e observar o que acontece.

6. Em um tubo de ensaio colocar pequena porção de zinco metálico e a este colocar 5 mL de ácido sulfúrico. Agitar e observar.

7. Em dois tubos de ensaio colocar pequena porção de cobre metálico, ao primeiro colocar cerca de 5,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com