TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentais Do Serviço Social

Trabalho Universitário: Instrumentais Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho tem por finalidade abordar sobre cinco Instrumentais do Assistente Social, a Entrevista, Parecer Social, Visita Domiciliar, Estudos Sociais e Perícia Social. Esses instrumentais dão subsídios na ação profissional do Assistente Social. Sabemos que, a entrevista como pertencente ao instrumental do processo de trabalho do assistente social, traz consigo um norte na dimensão técnico operativo, ou seja, a entrevista é um dos instrumentais mais usados na ação profissional, na vida cotidiana da realidade desse profissional, que tem em suas ações a mediação e a intervenção social.

A entrevista é um caminho de relações estreitas entre o Assiste Social e o usuário, é uma análise onde o Assistente Social tira suas conclusões e que o mesmo obtêm um diagnóstico mais aprofundando a respeito da realidade do demandatário. É uma observação mais sensível, um olhar ampliado. Nela também, é possível extrair informações, avaliar o fato por todos os ângulos, avaliar os aspectos reais de qualquer situação.

O Parecer Social é uma das partes que integram o estudo social, onde o assistente social, tomando por base os dados coletados ao longo do estudo social, cuja análise sempre se dá a luz do referencial teórico, é onde o profissional expressa a sua posição técnica de como alguma situação em questão (que gerou o estudo social) poderá ser solucionado.

Um parecer social é uma avaliação teórica e técnica realizada pelo Assistente Social dos dados análise prospectiva, isto é, apontar que desdobramentos determinada situação podem tomar. Como rigor teórico necessário, conhecendo profundamente a realidade social na qual determinada situação está sendo avaliada, o Assistente Social terá a capacidade de levantar hipóteses sobre possíveis consequências da situação.

Assim, o parecer social deve também conter sugestões de novas ações que precisam ser desenvolvidas junto àquela situação – ações estas que serão desenvolvidas ou pelo próprio Assistente Social, ou por outros agentes profissionais (daí a necessidade de se pensar a produção da escrita tendo como parâmetro o destinatário do texto, isto é, para quem se escreve). A Visita Domiciliar trata-se de um instrumento que tem como ações de diversas naturezas – entidades públicas, empresas, ONGs etc.

A observação participante está presente em todos os demais; em uma visita domiciliar a entrevista pode ser utilizada; no trabalho de mobilização comunitária, reuniões podem ocorrer, além de visitas institucionais, dentre outras situações. Várias combinações entre eles podem ser descritas, porque a realidade da prática profissional é muito mais dinâmica e rica do que qualquer tentativa de classificação dos instrumentos de trabalho.

Os Estudos Sociais são processos metodológicos de especificidade do assistente social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional. A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão.

Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer, para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, sendo facultado a ele a realização de tantas entrevistas, contatos, visitas, pesquisa documental e bibliografia que considerar necessárias para análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer.

Assim, a perícia é o estudo social, realizado com base nos fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico operativo, próprios do serviço social, e com finalidade relacionada a avaliações e julgamento. Os instrumentais são os resultados da capacidade criativa e da compreensão da realidade social, para que alguma intervenção possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade e competência profissional. Mas é importante ressaltar que, independente do instrumento que se utilize, a dimensão ético-política deve ser constantemente refletida e pensada.

Entrevista

É um instrumento técnico muito conhecido, a qual norteia o trabalho dos profissionais em diversas instituições, mesmo nas chamadas atividades de plantão ou de triagem. A entrevista implica relacionamento profissional em todos os sentidos, na postura atenta e compreensiva, sem paternalismo, na delicadeza do trato com o usuário do serviço, ouvindo-o, compreendendo-o e, principalmente, enxergando-o como um sujeito de direitos. Logo de início, o entrevistador traz à tona o tema a ser discutido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com