TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os instrumentais do serviço social

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONAS

OS INSTUMENTAIS DO SERVIÇO SOCIAL

Introdução

Por meio da capacidade adquirida no exercício profissional, é que os assistentes sociais, modificam, transformam, ou alteram condições existentes na realidade social.

No presente artigo foi realizado um estudo critico com vários autores sobre os instrumentais do serviço social, como o estudo social ou socioeconômico, o acompanhamento e orientação social, supervisão em estágio ou supervisão o serviço social e mobilização e práticas educativas.

Os Instrumentais do Serviço Social

O artigo foi dividido em partes onde o primeiro texto faz um resgate aos estudos socioeconômicos que são parte da ação profissional onde foram se desenvolvendo durante a trajetória da profissão antes conhecida como método do serviço social de caso, onde tinha como objetivo ajustar e adequar os sujeitos a sociedade afim de solucionar os problemas individuais de personalidade.

Com a teoria crítica de Marx e da construção do Projeto Ético Político, as demandas do cotidiano profissional deixaram de ser compreendidas como problemas individuais e assim incorporar os princípios de cidadania e direitos. Os estudos socioeconômicos são chamados também de estudos sociais, principalmente no campo sociojuridico e da seguridade social.

Em cada espaço sócio ocupacional o estudo social tem um finalidade, seja possibilitar o acesso a determinado serviço ou benefício, efetivar direito ou subsidio outro estudos ou pareceres sociais.

A família faz parte desta analise onde a uma importância de interpretação do profissional em relação ao conceito de família, não devemos jugar modelo “ideal” para a sociedade, uma vez que família pose ser incluídos pessoas, como amigos e vizinhos, que tenham laços e nem parentescos e nem partilham da mesma moradia. Cabe o profissional compreender os diversos vínculos familiares.

O profissional tem que estar pautado na pratica ética e usar instrumentos definidos pela categoria como, entrevista, reunião e análise de documentos, observação e visita domiciliar.

Um processo educativo do profissional que se faz através de ações sociopolíticas, culturais e materiais, ou seja o trabalho, acompanhamento com as famílias, grupos, podem influenciar no modo de pensar e agir dos usuários.

Com o entendimento sobre a orientação e acompanhamento se torna um passo valioso para o acesso aos direitos e a conquista da autonomia do usuário.

É importante estabelecer um vínculo entre o profissional e o usuário para que o processo educativo alcance seus objetivos e estabeleça um processo de construção da cidadania.

Sobre a supervisão em serviço social, entendemos que a supervisão não se limita apenas à formação acadêmica, mas também na capacitação e no aprimoramento da atuação profissional. A supervisão é constituída por atividades programadas com procedimentos operacionais previamente estabelecidas e prioridade a serem cumpridas.

A supervisão de estagio vem sofrendo grandes alterações com a crise do capital, além da precarização do ensino, as práticas que para entender às necessidades de abertura de campo de estagio, onde acaba por precarizar o estágio, e com isso não se alcança o aprendizado perdendo a sua qualidade.

Sobre mobilização social e práticas educativas.

A função pedagógica é indissociáveis das ações profissionais, pois essas interferem modo de vida e no modo de ser dos sujeitos, na cultura de uma sociedade.

Destacamos os perfis pedagógicos: da ajuda, participação e emancipação.

Ainda encontra se presente na contemporaneidade em determinados praticas alienadas.

A mobilização social e a organização se constituem com expressões das práticas educativas, no processo de luta de classes.

Nos anos 90 com a entrada do neoliberalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com