TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTAIS TECNICO- OPERATIVOS NA PRATICA DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. V

Trabalho Universitário: OS INSTRUMENTAIS TECNICO- OPERATIVOS NA PRATICA DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. V. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  13.482 Visualizações

Página 1 de 6

OS INSTRUMENTAIS TECNICO- OPERATIVOS NA PRATICA DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL.

RESUMO

Os instrumentos e técnicas usadas pelos assistentes sociais e as novas demandas postas a profissão, através da entrevista se fez notória a compreensão dos principais instrumentos e técnicas utilizadas pelos profissionais em seus respectivos espaços de atuação tais como: visitas domiciliares, relatórios, encaminhamentos, individual e/ou em grupo, prontuários e pareceres sociais. A utilização destes instrumentos visam a execução, coordenação e avaliação dos programas desenvolvidos dentro de cada instituição a qual este profissionais atuam. Nesta pesquisa percebeu-se uma unanimidade no uso da visita domiciliar, da entrevista, do relatório, e dos encaminhamentos.

Palavras-chave: Instrumentos; técnicas; serviço social.

1 INTRODUÇÃO

Todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, o assistente social é trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessitam de bases teóricas, metodológicas, técnicas e éticas-políticas para o seu exercício profissional.

O uso dos instrumentais técnico-operativos são estratégias de ação na prática profissional, que intensifica suas intervenções e mediações dentro da sociedade ou organização onde está inserido.

2 OS INSTRUMETOS E TECNICAS NA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL.

Como prática profissional, o Assistente Social coordena, executa programas e faz planejamentos ao combate à pobreza, que assegurem qualidade de vida, de acesso a bens, serviços, visa oportunidades, pela situação de pobreza e exclusão social. Desenvolvem programas voltados a

população de baixa renda, promove atendimento aos grupos de maior risco, e disponibiliza estudos e pesquisas no âmbito das Políticas Sociais.

O assistente social, enquanto prática profissional deve coordenar elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas e projetos na área de Serviço Social; prestar informações e elaborar pareceres na área de atuação do Serviço Social; planejar, coordenar, executar atividades sócio-educativas; estabelecer parcerias e contatos institucionais; atuar como facilitadora de processos de formação de lideranças e organização comunitária; planejar, coordenar e realizar reuniões e palestras na área de atuação do Serviço Social; elaborar relatórios técnicos e analíticos; treinar, avaliar, supervisionar e orientar estagiários de Serviço Social.

Os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social do Programa Acesso à Cidadania são: folha de produção diária, conversas informais, documentação, Reunião, observação, entrevistas, fichas de cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatórios e visitas domiciliares.

3 ALGUMAS TÉCNICAS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL

3.1 A FOLHA DE PRODUÇÃO DIARIA.

É um instrumento no qual o assistente social anota as demandas diárias, onde especifica a data e a ocorrência dos atendimentos para controle. Na folha de produção diária consta a data do atendimento ou atividade, ao lado as atividades e as providências que foram tomadas e a assinatura do estagiário ou assistente social responsável no momento do atendimento.

3.2 A OBSERVAÇÃO.

A observação na pratica do assistente social, consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um algum fato ou conhecimento, que ajude a explicar a realidade do objeto de trabalho e encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados na intervenção social. A observação é um instrumento importante em momentos de decisão do profissional dentro de seu contexto, focando nos objetivos e nos resultados que pretende alcançar.

3.3 AS VISITAS DOMICILIARES.

Na visita domiciliar o assistente social se dirige ate a residência do cidadão realiza uma entrevista, que será determinada pela necessidade de identificar as necessidades reais da vida

cotidiana daquele indivíduo, e de sua respectiva família, tentando compreender o contexto familiar, as condições materiais, a fim de elaborar relatórios e emissão pareceres.

A visita domiciliar é um dos instrumentos que potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária. As visitas domiciliares “têm como objetivo conhecer as condições das residência, do bairro e da cidade em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no local de trabalho do assistente social. As possibilidades inerentes à visita domiciliar, em nosso entendimento, são mais atraentes que seus limites. Quando buscamos o contato direto com a vida dos sujeitos nos é permitido conhecer de modo mais apurado suas dificuldades, angustias, suas relações intra-familiares; como se estabelece a convivência comunitária; seu modo de vida em sua casa, e em sua rotina. (AMARO, 2003 PAG.17)

3.4 O ACOMPANHAMENTO SOCIAL

O acompanhamento social é realizado buscando a proteção integral dos indivíduos e para isso, deve se manter um relacionamento estreito com a rede de atendimento auxiliar, composta por Conselho Tutelar, Unidade Básica de Saúde, escolas da região, CRAS entre outros. As questões são levantadas a partir da observação, escuta e conversa com familiares realizadas na instituição ou em visitas domiciliares ou escuta de outros órgãos, por exemplo, a escola. A partir daí podem ser feitas intervenções diretas individuais ou em grupo como no encontro de pais, e também encaminhamentos para outros órgãos.

3.5 AS ENTREVISTAS.

A entrevista é utilizada para levantar dados e informações que facilitem o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com