TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos De Medidas

Pesquisas Acadêmicas: Instrumentos De Medidas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 6

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

USO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS

ROTEIRO 01

Conteúdo

Introdução 4

Instrumentos de Medição 5

Objetivo 6

Procedimentos Experimentais 6

Material necessário 6

Experimento 1 6

Experimento 2 7

Experimento 3 9

Experimento 4 9

Experimento 5 10

Experimento 6 10

Conclusões 10

Referências 11

Trabalho acadêmico com vista à aprovação da disciplina Física Geral e Experimental I, apresentado ao mestre Evandro, da turma D, 1° Ano do curso de Bacharel em Engenharia Civil – 2013.

Introdução

F

ísica é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física.

Sua presença no cotidiano é muito ampla. Sua aplicação para o benefício humano contribuiu para o desenvolvimento de toda a tecnologia moderna.

A física é uma ciência significativa e influente e suas evoluções são frequentemente traduzidas nas novas tecnologias. Por exemplo: o avanço nos conhecimentos em eletromagnetismo permitiu o desenvolvimento de tecnologias que certamente influenciam o cotidiano da sociedade moderna, pois o domínio da energia elétrica permitiu o desenvolvimento e construção dos aparelhos elétricos; o domínio sobre as radiações eletromagnéticas e o controle refinado das correntes elétricas permitiu o surgimento da eletrônica e o consequente desenvolvimento dastelecomunicações globais e da informática, que são indissociáveis da definição de sociedade civilizada contemporânea.

É importante ressaltar que a validade de qualquer teoria física está baseada na sua concordância com resultados obtidos experimentalmente. Estes resultados são expressos em termos de grandezas físicas, cujos valores numéricos são determinados por medidas diretas e/ou indiretas. Onde, toda medida tem uma incerteza que depende do instrumento, do operador e das condições em que é realizada.

Instrumentos de Medição

I

nstrumento de medição é um tipo de instrumento que efetua a medida simultânea de vários valores físicos, e que registra em papel, ou através meios eletrônicos, a evolução dos mesmos. Dependendo do tamanho do objeto a ser medido, são necessários aparelhos ou métodos diferentes.

Cada instrumento é adequado para efetuar um tipo de medição. Por exemplo: as réguas, fitas métricas, trenas, são instrumentos adequados para medir a largura e o comprimento de uma folha de papel, o comprimento e o tamanho de uma saia, assim como a sua orientação magnética.

A escolha do instrumento a ser utilizado depende da precisão necessária a uma determinada medida. Tem que ser usado o conhecimento e o bom senso, pois não há sentido em usar um aparelho de alta precisão para medir objetos não uniformes a olho nu. Se o objeto a ser medido é muito menor que a menor divisão do instrumento usado, obviamente não se pode obter precisão alguma na medida.

Recomendações:

• Acompanhe sempre a medição. Essa atitude desestimula eventual tentativa de fraude (erro);

• Antes de realizar qualquer medição, verifique se o instrumento parte do "0" (zero).

Objetivo

A

s atividades, aqui proposta, visa capacitar os discentes de forma a se familiarizar com os conceitos fundamentais da teoria de erros, que constitui numa ferramenta essencial para o tratamento de dados experimentais; detectar sua sensibilidade e realizar leituras através dos instrumentos de medidas, tais como réguas, cronômetros, balanças e dinamômetros.

Procedimentos Experimentais

Material necessário

Para a realização destes experimentos serão necessários alguns materiais/equipamentos, tais como:

 Régua Centimetrada

 Balança de Travessão

 Cronômetro digital

 Dinamômetro 5N

 Um conjunto com suporte e três pesos

 Uma esfera de aço

 Um conjunto de lançamento horizontal Moller

Experimento 1

Com o auxilio de uma régua centimetrada (1), efetuamos a medida de uma folha A4 (largura x altura) utilizando os algarismos significativos possíveis. Para chegar a um senso comum, realizamos a média dos dados emitidos pelo grupo.

(1)

OBS: Ao medirmos algo estamos sujeitos a incertezas no valor obtido. Dizemos que a nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com