TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integral ferrocianeto de potássio

Resenha: Integral ferrocianeto de potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

INTRODUÇÃO

Pode-se empregar ferrocianeto de potássio para a identificação de Fe3+. Essa reação produzirá um precipitado de cor azul escuro (azul da Prússia).

K+ + Fe3+ + Fe(CN)64-  KFe[Fe(CN)6] (s)

O íon Fe2+ sob estas condições forma um precipitado branco, que exposto ao ar se converterá lentamente no composto azul. O íon Fe2+, é facilmente oxidado a Fe3+ pelo ar; quando for desejável oxidá-lo rapidamente a Fe3+ pode-se usar para esse fim H2O2 em meio ácido:

2Fe2+ + H2O2 + 2H+  2Fe3+ + 2H2O

Por outro lado, os reagentes H2S, SnCl2 e KI podem reduzir Fe3+ a Fe2+ em meio ácido, como por exemplo:

2Fe3+ + 2I-  2Fe2+ + I2

CÁLCULO/OBSERVAÇÃO

Foi observado pelo grupo que todas as reações nas amostras eram resultado da solução (P) composta por água e ferrocianeto de potássio, em contato com o ferro.

No teste do prego, ao adicionar ácido clorídrico ao prego no tubo de ensaio A observasse que o ácido fica com a coloração amarelada. Quando adicionado à solução (P) ao tubo de ensaio A observa-se que solução fica num tom azul escuro uniforme.

No teste da terra do jardim, quando adicionado à solução (P) ao tubo de ensaio B composto pela terra e ao ácido clorídrico, nota-se que a cor foi ficando azul, porém num tom claro não uniforme.

No teste da cinza de bagaço, quando se adiciona a solução (P) ao tubo de ensaio C nota-se que o liquido fica num tom azul esverdeado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com