TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Integral Do Ser Humano

Artigos Científicos: Formação Integral Do Ser Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 8

Conceituar a pessoa humana, princípio e fim de toda prática profissional.

Falar e “Pessoa Humana”, a princípio, parece uma redundância, pois quando se cita o termo Pessoa, pressupõe-se que a mesma é Humana. Em uma abordagem antropológica e filosófica percebemos que se trata de conceitos diferentes, da mesma forma falar em “Ser Humano”, ser humano é um termo mais genérico, traz a idéia de espécie. O Ser Humano recebe uma distinção importante quando o consideramos como Pessoa...

O termo “Pessoa Humana” aproxima-se de Cidadão, mas também não tem o mesmo significado. O termo pessoa remete ao significado obrigatoriamente humano num sentido Ético, e essa está ligada à cidadania, a um mundo civilizado em uma sociedade organizada com valores morais, éticos, jurídicos, onde há estabelecimento de direitos, deveres e principalmente senso.

Ao consideramos o valor do trabalho para o homem, voltamos a mencionar “Pessoa Humana”, podemos afirmar que é através dele que se pode expressar a sua convivência sociopolítica, realização do seu direito de liberdade, de manifestação de sua inteligência, de sua contribuição para efetivar sua realização como Pessoa e em sua convivência social. A finalidade do trabalho é a dignidade humana.

Em todos os seguimentos profissionais a Pessoa representa o centro da atividade, ela é o princípio e o fim da prática profissional, devido à importância básica de sua presença, sua produção. Ao desempenhar uma profissão dentro da sociedade, a Pessoa contribui para o crescimento, funcionamento e progresso social e encerra em si mesma o sentimento consciente de cidadão realmente integrado e comunhão ao próximo.

Resumindo a prática profissional em todas as áreas são importantes para o funcionamento da comunidade em que o Ser Pessoa está inserida e traduz dignidade, ética e cidadania. Uma filosofia Humanista consiste exatamente nisso,valorizar a Pessoa em sua totalidade e permitir que ela também se sinta valorizada.

Seu sonho é sua vida

E a vida é trabalho

E sem o seu trabalho

Um homem não tem honra

E sem a sua honra

Se morre, se mata

Não dá pra ser feliz

“Raimundo Fagner”

2ª Etapa

O conceito de homem, numa visão antropológica Refletir sobre a citação a seguir e produzir um texto que a complemente:

Na perspectiva antropológica, a educação deverá ajudar na forma¬ção da pessoa humana, tendo como tarefa complementar, huma¬nizar e partilhar a obra da criação, com sentido de liberdade que permita ao educando agir consciente e responsavelmente, toman¬do decisões pessoais e coerentes com seu projeto de vida, possibi¬litando participar na sociedade, fazendo opções corajosas e livres [...]. Essa mesma formação precisa estar aberta para a vida social e, nesta perspectiva, a educação objetiva preparar para uma so-ciedade: fundamentada na dignidade da pessoa humana, para isso deve ter como meta a comunhão social; marcada pela igualdade de todos, [...] livre de preconceitos e descriminação, com abertura aos valores considerados patrimônio da humanidade [...] (MISSÃO E PROJETO EDUCATIVO CLARETIANO, p. 15-16).

Refletir sobre a educação como um processo de formação global humana requer levar em consideração a dinâmica das relações das diversas dimensões do ser humano quanto pessoa na sociedade. Essa formação significa o processo de humanização do homem, que não nasce pronto e necessita de emancipação conforme vai se desenvolvendo em todos os sentidos.

O homem atual tem que basear-se também na valorização do ser humano como um ponto fundamental para a evolução e valorização da educação, pois ela abre portas para a significação do homem. A educação tem que ter caráter de formação, caracterizada por acesso á cultura humana e interpretação desta cultura por outras gerações. Para isso o ensino deve sempre de atualizar, conforme a época, cultura, socialização, reflexões críticas, mediação entre o velho e o novo, não seguir uma receita, ser inovador sempre e acompanhar o mundo contemporâneo.

Numa perspectiva antropológica e filosófica essa formação traz a questão clara de que a mesma se trata de uma formação muito mais ampla, onde o verbo formar expressa instruir, constituir, desenvolver, fundar, colocar-se o lado de, agir, transformar, crescer, interagir, tornar-se pessoa, expressar, contribuir para o crescimento positivo social e etc. Se torna básico levar sempre em consideração que as ideias de ética e de cidadania são fundamentos para a compreensão da finalidade da educação. Desde a antiguidade como na modernidade o conceito de ética como fator importante não é descartado.

Não se podem deixar de lado os valores morais e éticos na educação, eles que vão nortear a gerações futuras para evolução de pensamento e o ser social. O adquirir conhecimento, saber se relacionar socialmente serão consequências esperadas sempre que o ensino for aplicado juntamente com estes valores. O ser humano precisa de regras, ele necessita de um limite imposto para assim poder estabelecer os seus. Sem os alicerces de uma educação, não é possível reestruturar setores da sociedade numa dimensão ética.

A formação do ser humano não se dá apenas pela educação formal. O homem adquire conhecimentos em sua vivência coletiva, no seio de sua família e depois na escola, nesse ponto entra a questão da cultura que é transmitida por todos esses meios. A escola também é agente de formação cultural, nos processos de escolarização a pessoa toma conhecimento da história e percebe o quanto a cultura faz parte da sua existência e que ela é uma transmissora e criadora de novas manifestações. A educação funciona como um precursor dos ideais que este indivíduo irá criar no decorrer de sua trajetória de vida. A escola é o melhor lugar de se aplicar a alguém valores de prática da liberdade, relações sociais e cidadania.

A educação é um processo formador de pessoas, é importante a reflexão sobre o que é e quem é esse homem que se pretende formar. O conceito está estreitamente relacionado com a sociedade na qual este homem está ou estará inserido. Podem-se citar duas possibilidades fundamentais para o processo educacional: ou formar homens comprometidos com a manutenção desta sociedade ou formar homens comprometidos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com