TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Do BPM Com O Webform, Parte 1: Tarefas Manuais Em Espaço De Negócios Usando O Lotus Webform Server

Ensaios: Integração Do BPM Com O Webform, Parte 1: Tarefas Manuais Em Espaço De Negócios Usando O Lotus Webform Server. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

WebSphere BPM e Lotus Webform Server

Introdução

Esta série de artigos acelera a adoção dos produtos WebSphere Business Process Management (BPM) e Lotus Form Technology ao definir cenários essenciais de desenvolvimento e produção. A série de artigos guiará você através de tarefas de instalação e configuração necessárias para a equipe de desenvolvimento e para um ambiente de produção. Incluímos no artigo um aplicativo de exemplo que pode ser usado para validar a instalação e configuração de seus ambientes. Consulte o artigo a seguir para obter instruções detalhadas sobre como criar um aplicativo usando as tecnologias do WebSphere BPM e do Lotus Form.

Observe que o WebSphere Dynamic Process Edition (WDPE) foi usado na criação deste artigo. Esse produto inclui os recursos existentes do WebSphere Process Server e do WebSphere Business Monitor.

A parte um desta série de artigos (este artigo) define o contexto para o restante da série, descrevendo brevemente as vantagens de usar a tecnologia de formulário e fornecendo uma descrição de alto nível desses produtos, conforme são usados em conjunto uns com os outros.

A parte dois desta série foca o aspecto da modelagem e do desenvolvimento de integração do ciclo de vida do projeto e discute como os analistas de negócios e desenvolvedores de TI obtêm esse funcionamento com o suporte integrado do Lotus Forms no WDPE 7 para compor e verificar formulários do Lotus.

A parte três desta série fornecerá uma visão detalhada de como construir as topologias distribuídas e locais do Webform Server. Ela também guiará a criação de um cluster do Webform Server e mostrará como estabelecer uma alta disponibilidade para a solução integrada.

Voltar para parte superior

Caso de Uso de Exemplo

O WebSphere BPM fornece um conjunto diferente de recursos voltados para a solução de uma grande variedade de problemas de negócios. Os produtos BPM são usados para criar soluções que possam ser usadas para aliviar o stress gerado por esses problemas de negócios.

O artigo mencionado anteriormente descreve um varejista fictício que está organizando uma promoção de campanha. O gerente de campanha é responsável por aprovar a promoção. O aplicativo que implementa o processo de aprovação, o SalesPromotion, é um simple business process (BPEL) com uma única Tarefa Manual, "Approve Request". Esse processo é mostrado no diagrama a seguir, e o projeto do WebSphere Integration Developer, incluindo este processo, está incluso como download nesta série de artigos.

Figura 1. BPEL simples do StorePromotion

StorePromotion simple BPEL

Nessa implementação, a Tarefa Manual "Approve Request" é exposta como formulário. Os detalhes da tarefa manual podem ser vistos ao clicar no nome da Tarefa Manual na seção de detalhes. Isso exibirá as configurações atuais para esta tarefa. Neste caso, na figura 2, a interface com o usuário do Lotus Forms foi selecionada.

Figura 2. Configurações de Tarefa Manual

Human Task settings

Quando "Generate Human Task Interface" é selecionado a partir do menu de contexto de módulo e o formulário é gerado para "Approve Request", um arquivo "xfdl" (Extensible Forms Description Language) será gerado e colocado na pasta de mo módulo. Quando implementado no WebSphere Process Server, o arquivo de formulário (xfdl) será armazenado na pasta WebContent (ou projeto da Web selecionado).

Figura 3. Arquivo xfdl NewPromotionForm em recursos físicos

NewPromotionForm xfdl file in physical resources

Esse arquivo, NewPromotion.xfdl, armazena todos os formulários necessários – no caso de um aplicativo de multiformulários – e quando um usuário cria ou abre uma tarefa manual enquanto executa um processo, esses formulários serão enviados para o Lotus Forms Webform Server. A tarefa do Webform Server, nesse momento, é converter o "formulário" para HTML e retorná-lo para o Business Space para exibição. Se você possui o Lotus Forms Designer instalado no WebSphere Integration Developer (WID), abrir o NewPromotionForm permitirá que você edite e customize o formulário.

Voltar para parte superior

Visão Geral do WebSphere Business Process Management

Os produtos WebSphere Business Process Management (BPM) fornecem elementos-chave necessários para desenvolver soluções de negócios para várias necessidades. As ferramentas fornecidas com o WDPE fornecem um amplo ambiente de desenvolvimento para analistas de negócios e desenvolvedores de integração para modelar, projetar e montar aplicativos. Quando implementados no WebSphere Process Server, esses aplicativos ativam partes críticas dos negócios principais. Nesta seção, forneceremos uma visão geral dos componentes relevantes dos produtos WebSphere BPM.

Fluxo de Trabalho Manual

O WebSphere BPM fornece recursos para criar soluções escaláveis de fluxo de trabalho baseadas em tarefas manuais. O mecanismo de processo do BPM é implementado usando o BPEL padrão e é executado no WebSphere Process Server. O WebSphere BPM ampliou a especificação para lidar com cenários de fluxo de trabalho manual mais complexos. O mecanismo do processo fornece acesso seguro (baseado em função) a dados críticos do processo. Além disso, o mecanismo do processo fornece recursos avançados em escalação e atribuição de trabalho, além de aprimorar a capacidade de criar aplicativos de negócios flexíveis e robustos.

Os exemplos a seguir ilustram quando esse tipo de tecnologia pode ser impulsionado em múltiplos segmentos de mercado.

Assistência Médica

Processamento de informações de novos pacientes

Aprovação/Rejeição de solicitação

Telecomunicação

Revisão e aprovação de contrato

Faturamento e cobrança

Varejo

Gerenciamento de campanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com