TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Do Cenário As Práticas

Dissertações: Integração Do Cenário As Práticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O conceito processo de trabalho em saúde é utilizado no estudo dos processos de trabalho específicos das diferentes áreas que compõem o campo da saúde, permitindo sua abordagem como práticas sociais para além de áreas profissionais especializadas. Também é utilizado nas pesquisas e intervenções sobre atenção à saúde, gestão em saúde, modelos assistenciais, trabalho em equipe de saúde, cuidado em saúde e outros temas, permitindo abordar tanto aspectos estruturais como aspectos relacionados aos agentes e sujeitos da ação, pois é nesta dinâmica que se configuram os processos de trabalho.

O Processo de Trabalho em Saúde direcionado para a enfermagem indica um trabalho profissional específico e pressupõe uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas para sua realização, ou seja, indica a adoção de um determinado método ou modo de fazer (Sistematização da Assistência de Enfermagem), fundamentado no conhecimento técnico-científico da área.

Existem 4 tipos de modelos de organização de enfermagem que são conhecidos como modelo funcional, modelo de trabalho em equipe, modelo do cuidado integral e o modelo primary nursing.

O modelo funcional é aquele que é centrado nas técnicas que tem por base a administração científica e clássica (Taylor, Fayol e Ford) que suas principais características é estar voltado para as tarefas e as estruturas, voltado para o controle sobre os processos de trabalho, permite uma maior produtividade, possui uma divisão rigorosa do trabalho entre executores e gerentes além de haver um incentivo monetário a aquele profissional que mais produzirem.

O modelo do trabalho em equipe é aquele modelo que preconiza a organização do serviço de enfermagem com base no trabalho em equipe para o aproveitamento do pessoal de enfermagem com máxima economia e eficácia, onde a equipe de enfermagem assume todos os cuidados do paciente em certo turno de trabalho.

Modelo do cuidado integral surgiu como uma crítica ao modelo funcional voltando-se assim para o paciente articulando técnicas de comunicação e interação cuidando de forma individual e humanizada garantindo assim a continuidade dos cuidados pelo mesmo profissional e equipe de enfermagem estabelecendo um vínculo com responsabilização onde cada profissional assume todos os cuidados do paciente em um turno, este modelo baseia-se na administração flexível caracterizada por uma busca de produção a baixo custo, com qualidade assegurada e flexibilidade de oferta, enxugamento das estruturas e redução do efetivo de empregados permanentes gerando uma divisão do trabalho menos acentuada.

Modelo primary nursing tem como características o fato de um enfermeiro assumir a responsabilidade pelo cuidado de um grupo de pacientes nas 24 horas, prima pela excelência ou qualidade total de trabalho em equipe tem ênfase no relacionamento enfermeiro/paciente gerando confiança produzindo consistência e segurança no cuidado, favorecendo a autonomia do enfermeiro gerando uma coordenação e continuidade do cuidado onde ocorre o planejamento junto com a equipe, família e paciente do padrão dos cuidados.

A liderança pode ser considerada como um processo caracterizado por influenciar os demais membros da equipe, buscando o apoio dos mesmos a fim de alcançar objetivos em comum. A liderança em enfermagem não difere na essência da liderança em outras áreas do conhecimento, pois os líderes de maneira geral são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. A liderança é uma das ferramentas imprescindíveis no processo de trabalho do enfermeiro. Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso.

O processo de liderança interfere na continuidade do serviço ofertado, no caso da enfermagem, enfatizamos os serviços de saúde, onde o enfermeiro, tradicionalmente, possui um papel de gestor e líder em diferentes cargos da saúde, podendo ser tanto na atenção primária quanto no contexto hospitalar, o enfermeiro desempenha a função assistencial e de gerência, sendo líder da equipe de enfermagem, na Estratégia Saúde da Família, gerência de Unidades Básicas de Saúde, secretaria de saúde e gerência hospitalar, se responsabilizando pelos recursos materiais e humanos disponíveis, atuando de maneira complexa, articulando atividades de caráter assistencial, gerencial e de ensino do serviço. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinjam os objetivos propostos pela organização.

A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento aos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.

Humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde.

Este trabalho vem com o objetivo de perceber como os conteúdos aprendidos em sala de aula são colocados em prática, se são colocados e como é a interação da equipe de enfermagem com os pacientes, família e comunidade.

Metodologia

Foi feito no centro de saúde número 4 que se encontra na Guariroba no endereço QNN 16 - md-F - Ceilândia Sul que conta com especialidades como Clínica médica, ginecologia/ obstetrícia, pediatria e odontologia além de contar com programas especiais como hipertensos, diabéticos, DST/ AIDS, automassagem, imunização, assistência ao idoso, planejamento familiar, tisiologia, cárie zero, desnutridos, assistência à mulher e à criança tem como área de abrangência QNM 06, 08, 10, 22, 24, 26 e Áreas Especiais da QNN 16, 30, 32 e 34 .

Foram feitas duas experiências de observação direta pelo período de 4 horas cada uma, onde foram observados procedimentos de curativo e vacinação da campanha de gripe para os idosos, crianças menores de 5 anos, gestantes e pacientes portadores de doenças crônicas, criada pelo governo federal.

Foram correlacionado a prática dos profissionais de saúde com o conteúdo ministrado nas aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com