TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação social na sociedade existente, o diário atual

Projeto de pesquisa: Interação social na sociedade existente, o diário atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.887 Palavras (20 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Nas Ciências Sociais há a Sociologia, que estuda os grupos e as sociedades - as quais foram criadas pelos seres humanos - como os humanos se comportam, para que possam compreender suas vidas e o mundo em que vivem.

A Sociologia teve seu início na Revolução Industrial, pois foi neste período que ocorreram grandes transformações na sociedade. O raciocínio e a forma de pensar estavam sofrendo modificações importantes neste período.

Estuda o modo como as instituições e as organizações são mantidas, administradas, seus valores, as quais formam a estrutura social. Também envolve-se no comportamento e convívio dos indivíduos desde suas relações familiares, religiosas e políticas, até mesmo nas organizações e grandes empresas.

É na sociedade que há a união através das relações sociais, pelos indivíduos, família, educação, religião, política, etc. Estão todos interconectados e são responsáveis pelo passado, presente e futuro, pois as atitudes de cada um provocam mudanças em todos de um modo geral.

Palavras-chave: sociologia, transformações, valores, indivíduos, estrutura social.

ABSTRACT

In Social Science's sociology, which studies the groups and societies - which were created by humans - how humans behave so that they can understand their lives and the world in which they live.

Sociology began in the Industrial Revolution, it was during this period that there were major changes in society. The reasoning and thinking were suffering major changes in this period.

Studies how institutions and organizations are maintained, administered, their values, which form the social structure. It also engages in the behavior and interaction of individuals from their family relationships, religious and political, even in large companies and organizations.

It is in society's unity through social relations, by individuals, family, education, religion, politics, etc.. They are all interconnected and are responsible for past, present and future, because the attitudes of each cause changes at all in general.

Keywords: sociology, transformations, values, individuals, social structure.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE 8

3. TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 9

4. INTERAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 11

4.1 Processos Sociais 12

5. DIVERGÊNCIAS/DESIGUALDADES SOCIAIS 14

6. CRESCIMENTO URBANO X MEIO AMBIENTE 17

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO

Ciências Sociais é o estudo que busca entendimento do mundo físico e biológico utilizando o método científico para alcançar padrões com relações nos fenômenos naturais, sendo um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais dos humanos, principalmente da vida social de indivíduos e grupos humanos.

Aborda também, a origem, o desenvolvimento da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Enfoca os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais, analisando os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Estuda também, os costumes e hábitos, e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.

Desenvolve e utiliza um conjunto de técnicas de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

As ciências sociais atuam nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar apoio e incentivo a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades.

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

A cultura é aquela que o ser humano adquire conhecimentos, modos e maneiras que são necessárias para sua sobrevivência na sociedade. O ser humano sempre inova seu modo de agir, falar, pensar e se comportar que se transformam em hábitos e costumes, e os seres humanos define como ‘’naturalidade’’, pois reflete a valorização do próprio ser humano.

Cada cultura é desenvolvida de um modo, podendo diferir de outra dependendo de gerações, condições e através do contato com outros seres. O que se torna constrangedor é o fato de julgar outra cultura, achando ruim, errada, inferior, etc. Nenhuma é pior que a outra, nem superior ou inferior, apenas são diferentes por existirem diversos tipos de cultura.

Todas as culturas se baseiam em crenças e valores, normas, sanções, símbolos, idioma e tecnologia. A crença está relacionada com a natureza da vida, considerando conhecimento e ideias. Valores são concepções que influenciam o comportamento das pessoas e avalia as ações dos outros. As normas representam aquilo que pode ou não ser feito. As crenças e valores são transformados em regras para o comportamento.

A cultura consiste no conceito de modo de vida dos membros de uma sociedade.

O individuo surge dentro de um grupo, onde terá relações sociais com outros membros e fará parte de um mesmo o grupo social. Tanto o individuo, como a sociedade, estão diretamente ligados, pois se cria relação de interação entre membros, obtendo conhecimentos e novas experiências.

Assim, os seres humanos desenvolve a socialização, que é o modo de agir, pensar e fazer parte do grupo da sociedade ou civilização em que o individuo pertence. Este processo diferencia o individuo e o faz identificar o seu grupo social.

Esse processo é importante por estar relacionado na definição da cultura incluindo capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com