TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interesse Simples

Projeto de pesquisa: Interesse Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.880 Palavras (32 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 32

SUMÁRIO

Introdução 2

Utilização da HP-12c 3

Regime de capitalização Simples e Composta 3

Fórmulas de Juros simples 4

Fórmulas de Juros composto 4

Desafio Proposto 5

Resolvendo os desafios 6

As associações dos casos ficaram assim 7

Utilização da Sequencia de Pagamentos Uniformes 7

7.1 Sequencia de Pagamentos uniformes antecipados 8

7.2 Pagamentos Uniformes, postecipados e antecipados 8

7.2 Conceitos de séries de pagamentos uniformes 8

7.3 Sequência Uniforme de Termos Postecipados 9

7.4 Formulas utilizadas Séries Postecipados 9

7.5 Formulas utilizadas Séries Antecipada 10

Desafios propostos 11

Resolvendo o desafio 12

As associações dos casos 14

Utilizações de taxas de Juros que fazem parte da economia do Brasil 14

Juros simples 15

Juro composto 16

Desafios Propostos 17

Resolvendo os desafios propostos 17

As associações dos casos 18

Utilização de Amortização de Empréstimos 18

Desafio proposto 28

Resolvendo os desafios 28

As associações dos casos 29

Conclusão do desafio da atps 29

Conclusão 30

Referencias Bibliograficas 31

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é ampliar nossos conhecimentos em Matemática Financeira, disciplina de grande valia para os contabilistas e interessados em geral. Seu estudo e aplicação fornecem resultados para as decisões a serem tomadas.

Neste trabalho procuramos demonstrar o quanto a Matemática Financeira auxilia o administrador em suas atividades do cotidiano, assim como a importância dos sistemas de amortização, como é aplicado e exemplos de sistemas mais conhecidos.

Abordaremos também conceitos, fórmulas e cálculos estudados nas vídeo-aulas, suas aplicações seguidas de exemplos e o uso da calculadora HP12C, que ajuda e facilita a vida de qualquer pessoa na busca do entendimento nas questões de financiamento ou parcelamento de produtos.

Tem por objetivo de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. A forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.

UTILIZAÇÃO DA HP12C COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE CALCULOS FINANCEIROS

A matemática financeira não esta condicionada à utilização de um instrumento programável de calculo, pois a essência dos cálculos pode ser efetuada sem a utilização do mesmo e, podemos simplificar com o uso de tecnologias disponíveis. As mais comuns hoje são: Calculadoras, planilhas eletrônicas, e a grande variedade de softwares financeiros existentes. Dentre essas tecnologias, as mais utilizadas no mercado é a HP-12C, uma calculadora de fácil manuseio, prática, e de grande utilidade no dia a dia. Com um bom conhecimento, essa calculadora pode nos auxilia em orçamentos domésticos, nas tomadas de decisões quando da aquisição de qualquer bem, parcelado/financiado, e em nossas aplicações financeiras. Trata-se de uma excelente ferramenta para o dia a dia, possibilitando através de seus comando e funções, efetuar de uma forma simples e prática, cálculos aritméticos simples e complexos, porcentagens, cálculos com datas, juros simples e compostos, valor futuro, valor presente, taxa de juros e parcelas, títulos de divida PRICE e YTM e até criar programação básica, provisionar juros simples, compostos entre outras aplicações.

Neste estudo podemos compreender os cálculos de juros simples e compostos, conceitos de capital e montante, fluxo de caixa, amortização de empréstimos a curto médio ou longo prazo, os cálculos de descontos de duplicatas, cálculos de inflação, valor futuro, etc., desenvolvidos de maneira simples e de fácil compreensão.

Desta forma, verificamos que a matemática financeira e a calculadora HP12C podem ser vistas de uma maneira fácil e objetiva e que são ferramentas disponíveis qualquer pessoa.

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA

As operações financeiras estão estruturadas em função do tempo e de uma taxa de juros, existem componentes para juros simples, e para juros compostos, esses componentes são denominados:

P - Valor presente, é o valor inicial de uma operação, representado no instante “zero”, também chamado de valor de origem 0, valor principal P ou mesmo de Capital C.

I - Taxa de juros periódica, originaria do inglês interest rate (Taxa de Juros), normalmente esta relacionada à sua forma de incidência que pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual entre outra e é representada em porcentagem

i – Esta vogal minúscula indica que a taxa I foi dividida por cem

n – Período envolvido na operação identificado com tempo, que deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com