TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet E Seus Principais Conhecimentos

Casos: Internet E Seus Principais Conhecimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1. O que você entende por internet e em qual País e quando foi seu início?

Basicamente a Internet é “A rede das redes”, um conjunto de redes de computadores interligadas entre si proporcionando acesso à informação através de várias maneiras de comunicação. Esta possui uma linguagem (protocolo) própria que todos os computadores conectados devem “aceitar e entender”. É importante saber como funciona a Internet, e saber como podemos compartilhar informações com outros computadores.

Início da Internet, rede de computadores, Internet, remonta ao final da década de 60, nos Estados Unidos da América, como um projeto de defesa, frente ao perigo de interrupção das linhas de comunicação a um possível ataque atômico de outro país. A primeira rede deste gênero chamava-se ARPANET. Depois dos militares, foram as universidades, tendo como objetivo principal aumentar o intercâmbio de mensagens (correio eletrônico) na comunidade científica.

2. Quais as principais datas relacionadas à internet com os seus principais conhecimentos?

As principais datas relacionadas à internet com os seus principais acontecimentos são:

Data Acontecimentos Importantes

1969 Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa do EUA (ARPA) inicia o projeto ARPANET (Conexão dos computadores do seu departamento de pesquisa).

1985

National Science Foundation (NFS) interliga seus supercomputadores (NFSNET).

1986 Interconexão da ARPANET com a NSFNET.

1988 Advanced Network and Service (ANS), consórcio da IBM, MCI e Universidade de Michigan, passa a manter a NFSNET.

Internet chega ao Brasil (FAPESP, UFRJ).

1989 Criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Brasil.

1992 A ANSNET passa a ser o primeiro backbone da internet nos EUA (PSI, UUNET, SPRINT,...).

1995 Serviço comercial da internet através da Embratel.

1997 A RNP disponibiliza acesso a Internet a todas as capitais dos estados brasileiros.

3.Cite alguns dos principais serviços que poderão ser proporcionados com o uso das tecnologias de informação e comunicação.

Alguns dos principais serviços que poderão ser proporcionados com o uso das tecnologias de informação e comunicação, são:

• Compartilhar informações, por exemplo: professores e alunos podem divulgar ou receber trabalhos escolares, projetos e informações diversas na internet;

• Trabalho colaborativo, em que grupos de professores e alunos de várias escolas do município, estado ou país possam discutir e construir algo em comum;

• Conhecimento atualizado sobre vários assuntos e sobre o que acontece no mundo e na sua aldeia;

• Visitas virtuais a museus, bibliotecas, instituições tecnológicas, embaixadas, órgãos públicos, empresas, universidades, escolas particulares e públicas etc. em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora;

• Acesso a mais, melhor e bem organizada informação;

• Ganho de tempo para produção de conhecimento.

4. Quais as vantagens e desvantagens, como surgiu, como obter um e-mail e por que este pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa?

O e-mail apresenta inúmeras vantagens em relação ao serviço de correio tradicional: É mais rápido; Comodidade de receber e enviar mensagens de sua casa ou trabalho; Pode-se enviar a mesma mensagem a múltiplos receptores, sem qualquer acréscimo de dispêndio de tempo; Destinatário pode ler as suas mensagens em qualquer local do mundo, desde que esteja ligado à Internet.

Desvantagens do e-mail - Dentre as principais desvantagens deste serviço evidenciamos a falta de sigilo, que não se pode garantir de modo absoluto, apesar do sistema de «passwords» (senhas).

O serviço de correio eletrônico surgiu em 1972 na ARPANET (a precursora da Internet) e é hoje um dos serviços mais usados na Internet. O e-mail (correio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com