TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Engenharia

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

APLICATIVO DE DISPOSITIVO MÓVEL – CASA INTELIGENTE

Bruna França, bruna.franca15@hotmail.com;

Moises José dos Santos Neto, mocaneto@hotmail.com;

Raísa Marx Nascimento, raisamarx@hotmail.com;

Sheyenne lima Santana, sheyenne_santana@hotmail.com.

Universidade Salvador, Avenida Juracy Magalhães Júnior, 105 – Rio Vermelho, Salvador – Ba, 41940-560.

Resumo: Este documento apresenta instruções detalhadas sobre o projeto ARHTE, projeto proposto pela UNIFACS(Universidade Salvador), da equipe Antikythera. Optou-se pelo projeto de 3º semestre aplicativo de dispositivo móvel. O projeto tem como principal objetivo um aplicativo de dispositivo móvel(celular) que controla uma casa.

Palavras-chave: arquivo de dispositivo móvel, casa inteligente, bluetooth

1- INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico traz cada vez mais vantagens para a vida do homem moderno. Cada dia mais, somos representados por máquinas e conseguimos realizar muitas atividades através delas como ligar para alguém que está longe, adquirir produtos sem necessitar sair de casa e até mesmo controlar a residência através de aparelhos eletrônicos apenas com um toque.

Segundo Muratori e Dal Bó, a automação residencial surgiu no início dos anos 70 e eram baseados na tecnologia chamada PLC (Power Line Carrier), a qual utiliza a própria rede elétrica para transmitir os comandos. Essa tecnologia originou uma categoria de redes chamadas de Powerline Networks. O controle da casa era realizado através do envio de uma mensagem dos transmissores para os receptores, utilizando a própria rede elétrica existente e realizando funções básicas como liga/desliga, mudança de cenários etc. Em 1975, uma empresa escocesa desenvolveu o protocolo X10, que tinha como objetivo permitir o controle de dispositivos de maneira remota em uma residência. A grande vantagem dele é está na facilidade de instalação pois utiliza o cabeamento elétrico já existente, e na facilidade de programação.

Automação residencial é o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores. Com essa automação, consegue-se obter várias possibilidades práticas e econômicas, desde a básica até a mais abrangente em sistema de integração para diversos tipos de ambiente. Através de temporizadores, sensores (acessos com sinais vitais) e até um simples toque em um botão do controle remoto ou aparelho celular (bluetooth, wi-fi ) é possível acionar tarefas pré-programadas. O resultado disso é um ambiente prático, agradável, confortável, valorizado e seguro de acordo com as exigências de cada usuário.

Através do uso do bluetooth é possível obter essa automação a uma distância ideal de 10 metros e a um limite de 100 metros de distância do local ao qual deseja obter a programação.

2- PROJETO

Incentivados pelo programa interdisciplinar ARHTE (Arquimedes, Robert Hooke e Thomas Edison) da Universidade Salvador, a equipe desenvolveu um arquivo de dispositivo móvel para ajudar a facilitar a vida das pessoas. Com o avanço tecnológico e percebendo o quanto os Smartfones vem sendo utilizados com a plataforma android, resolvemos aderir essa new way e utilizamos o android pela alta quantidade de usuários e por ter uma programação aberta e fácil de manusear.

2.1- AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Automação residencial evoluir para o conceito de Domótica Inteligente, onde se entende que dados obtidos dos sensores da casa devem ser avaliados de modo a adaptar as regras de automação do ambiente ao comportamento dos habitantes.

A palavra Domótica é a junção da palavra latina Domus (casa) e do termo Robótica. Pode-se imaginar que uma residência inteligente é algo como uma residência com vida própria, portanto os sistemas de Domótica inteligente devem ter as características de um sistema inteligente e devem interagir com os moradores, aprendendo dinamicamente com seus comportamentos.

Figura 2.1- Automação Residencial

2.2- LINGUAGEM OU PROGRAMAÇÃO ( VER QUAL TÍTULO COLOCAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com