TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Engenharia

Artigo: Introdução A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

• Interpretar a história da Engenharia de Produção.

• Identificar o marco principal para o nascimento da Engenharia de Produção.

• Conhecer as áreas e subáreas da Engenharia de Produção.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, faça os exercícios a seguir:

1) Analise a história da Engenharia e elabore sua trajetória.

2) Com base na elaboração da trajetória, identifique o principal marco que deu origem

ao nascimento da Engenharia de Produção.

3) Mediante conhecimento das áreas e subáreas da Engenharia de Produção, mencione

com qual você se identifica e justifique.

RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1) Analise a história da Engenharia e elabore sua trajetória.

Resposta:

A história da engenharia tem seus primórdios na época da pedra polida, da descoberta e domínio do fogo, a criação da roda e a construção das grandes pirâmides egípcias.

Nassociedades patriarcais, a fundição dos metais e a utilização do papiro na escrita solidificaram o início de uma nova era tecnológica, ainda bem rudimentar, mas que alavancou a transformação das antigas sociedades rurais.

Já na revolução industrial, em meados do século XVIII no Reino Unido, a engenharia já se mostrava mais presente e indispensável para resolução de problemas e criação de máquinas, marcando definitivamente aquela época como a “Era do Vapor”

A história da Engenharia de Produção que é mais recente tem como partida o início do século XX. A presença destacável de dois homens (F. W. Taylor e H. Ford) responsáveis por iniciar e aplicar conceitos importantes no processo produtivo, como a racionalização da produção e a busca de conhecimentos estabelecidos em detrimento ao empirismo existente naquela época, marcaria o início da Engenharia industrial que futuramente passaria a ser conhecida como Engenharia de Produção.

O processo de industrialização e o crescimento econômico que ocorreu nos EUA na virada do século XIX para o século XX foram importantes para o desenvolvimento da engenharia industrial. Nesse contexto de época começam a surgir as primeiras business school, que eram as escolas de administração e também os cursos deengenharia industrial.

Na segunda metade do século XX há o nascimento das Operations Reserch. A Pesquisa Operacional tratava de aplicações do método científico na modelagem e otimização, largamente usada durante a II Guerra Mundial, na qual foram criados métodos de otimização de problemas logísticos, os quais foram incorporados a essa nova engenharia que estava crescendo. Ao mesmo tempo desenvolvia-se a informática, que também fora incorporada ao currículo do engenheiro industrial.

Após a II Guerra Mundial, vários países observam o crescimento econômico do Japão arrasado na guerra. Uma das virtudes para o desenvolvimento japonês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com