TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Engenharia

Monografias: Introdução A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  9.487 Palavras (38 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 38

INTRUDUÇÃO À ENGENHARIA – CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS

TAREFAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO APRENDIZADO

CAPÍTULO 1 - CHEGANDO A UNIVERSIDADE

1- Vá à biblioteca de sua escola e pegue duas ou três publicações indicadas nas leituras sugeridas deste livro. Leia atentamente algumas partes delas e procure entender as idéias gerais que os autores tratam em seus textos.

Essa literatura tem por finalidade apresentar a questão do conflito entre os aspectos socioeconômicos e os ambientais como um dos grandes desafios da engenharia no futuro. Leva em conta o dinamismo dos temas e dos próprios sistemas abordados, atualizando dados e conceitos e incluindo um novo capítulo sobre métodos de gestão corporativa para o meio ambiente e prevenção da poluição.

Destinado aos cursos de engenharia, este livro também atende às necessidades de profissionais de outras áreas interessados no presente e no futuro do meio ambiente.

De forma geral, o objetivo principal dos autores é inserir o estudante no curso de engenharia, determinando a postura que ele deve adotar para seu sucesso acadêmico.

2- Forme uma equipe de três ou quatro colegas de turma e discuta com eles as diferenças que vocês estão percebendo entre o curso médio e o universitário. Discuta, por exemplo, o que cada um está fazendo para se adaptar a este novo sistema.

A principal diferença apontada pelos colegas foi a maneira que os professores trabalham o conteúdo programático. Existe a falsa concepção de alguns professores que a turma está nivelada para aprender, que todos dominam os conteúdos do ensino fundamental e médio, que basta trabalhar alguns exercícios e todos estão preparados para a avaliação. Os resultados alcançados nas primeiras avaliações demonstram claramente a realidade da turma.

Neste primeiro momento do curso, consideramos que a universidade representada pelos seus profissionais no cotidiano de sala de aula, tem o compromisso de fazer com que os conteúdos sejam entendidos como meios para atingir o objetivo de formar pessoas críticas e capazes de aprender, e não um estudo com o fim em si mesmo. Experimentar o conhecimento, raciocinar sobre sua aplicação, fazer conexões, exercitar o raciocínio seria sua principal missão.

É de suma importância oferecer uma educação mais humanizada, tendo em vista a formação de um cidadão ético e consciente de suas responsabilidades, em detrimento de uma educação que priorize apenas a memorização.

Lutar contra a evasão e a repetência seria o principal objetivo para este início de curso. Não basta ofertar ao estudante a oportunidade de cursar o ensino superior, mas, criar condições para que este permaneça com sucesso na universidade. Adotar uma linha de trabalho atrativa, prazerosa, criativa, motivadora e de qualidade seria a solução.

Infelizmente grande parte da turma está desmotivada e com a auto-estima baixa, pois, mesmo na tentativa de se adaptarem a nova realidade de cursar o ensino superior, dedicando horas de estudos diários, ainda não encontraram o caminho do sucesso acadêmico.

3- Reflita acerca dos motivos que o levaram a cursar engenharia. Escreva numa folha de papel um resumo de suas conclusões.

O convívio diário com os colegas e professores.

A habilidade de tenho em cálculos.

O grande legue de possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

4- Enumere ao menos cinco bons motivos que justifiquem - para você mesmo por que devemos levar nossos estudos a sério.

01 Ser um profissional bem instrumentalizado.

02 Ter segurança plena em exercer a profissão.

03 Ter facilidades de inserção no mercado profissional.

04 Concluir o curso em tempo hábil.

05 Não colocar a vida das pessoas em risco.

5- Analise o currículo de seu curso - se preciso recorrendo a ementas e programas das disciplinas - buscando entendê-lo no seu conjunto. Procure identificar as grandes áreas de estudos, as disciplinas com as quais você melhor se identifica e as especializações oferecidas.

Ainda não tivemos acesso ao nosso currículo, porém sabemos que 80% das disciplinas do curso têm como base o cálculo, e somente 20% das disciplinas do curso priorizam conteúdos teóricos, acho que estou no curso certo, considerando que sempre tive facilidades em exatas.

6- Depois de ter lido este capítulo, faça um resumo das principais idéias do que você leu - conforme nós autores as registramos - e depois adicione uma argumentação lógica que contraponha algumas afirmações com as quais você não concorda.

Consideração sobre um método de estudo;

Condições para viabilizar o estudo;

Fases do estudo;

Como concordo com todas as idéias dos autores, minha argumentação irá de encontro com eles.

A sociedade moderna exige cada vez mais qualificação do homem para o mercado de trabalho, bem como sua melhor adaptação neste mundo globalizado. Como o homem vem sendo cada vez mais exigido, ele precisa conquistar e ampliar constantemente o seu espaço, desenvolvendo habilidades e dominando competências. A educação atual só será útil se propiciar ao educando uma aprendizagem efetivamente significativa e embasada pelos pilares centrais da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e a aprender a fazer.

7- Desenvolva - por escrito - no mínimo dez atividades que poderiam contribuir para uma boa formação universitária.

01 Pontualidade nos horários das aulas.

02 Adquirir hábitos de leitura.

03 Pontualidade na entrega de trabalhos.

04 A busca continua do conhecimento firme, autônomo e relacional.

05 Participação ativa nos grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com