TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Segurança Pública

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Introdução à Segurança Pública

Curso: Segurança Pública

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. As polícias do mundo, e com elas os demais órgãos do sistema de Segurança Pública, se filiam a dois grandes grupos que são as do tipo latino e as do tipo anglo-saxônico. De acordo com o que foi estudado nesta unidade de aprendizagem sobre os tipos de polícia, descreva e justifique, em um parágrafo de 6 a 15 linhas, qual a diferença entre os modelos de polícia anglo-saxônico e latino.

RESPOSTA:

O modelo latino-americano é o mais observado nos países unitários e as suas unidades uniformizadas são conhecidas como, polícias nacionais, guardas municipais e carabineiros. Integram as forças armadas do país com todos os direitos regalias e obrigações. Cada tipo de polícia tem sua função.

Já o modelo anglo-saxônico, fundamenta-se na moderna administração de empresas e procuram prestar um melhor serviço com menor número de encargos possuindo uma política, melhor selecionada, equipada e paga (ao contrário do latino-americano). Não existe distinção entre policias, pertencendo todos eles a mesma organização social. Utilizam uniforme conforme o serviço que lhe é atribuído. São completamente desligadas das forças armadas exercendo todos os tipos de serviços de polícias.

2. A segurança pública, cujo objetivo maior é fazer a garantia do código de convivência social, possui duas instâncias distintas: uma formal e outra informal. As instâncias formas e informais da Segurança Pública são compostas por deferentes instituições (formais e informais). Como seria possível diferenciar uma instância da outra? Quais instituições fazem parte para instância formal? Cite ao menos três. Quais instituições fazem parte para instância informal? Cite ao menos três. Que tipo de ações são desempenhadas por essas instâncias que repercutem na manutenção da ordem pública?

RESPOSTA:

As instâncias formais, ou organizações públicas encarregadas de promover a justiça criminal, são constituídas para a preservação da ordem pública e tem sua existência regulada pela legislação vigente, e os órgãos responsáveis são as polícias.

Agora, as informais são as relações entre as pessoas objetivando o respeito, valores, crenças, entre outros (na família, escola, igreja, etc...). Não constituídas formalmente.

Fazem parte das instancias formais as instituições: Polícias militar, civil e federal.

Fazem parte das instâncias informais: Família, Igreja, escola...

As polícias agem em busca da ordem pública em através do que foi instituído a eles por meio da Constituição Federal (sendo as suas obrigações). As igrejas, famílias e escolas, por exemplo, procuram agir de maneira correta educando os menores para se tornarem cidadãos de bem.

3. A Polícia está presente em todas as nações, sejam de regimes democráticos ou ditatoriais, exercendo um papel de controle social, por meio de diversas formas. Nesse sentido, descreva sobre alguns dos tipos de policiamento ostensivo de que se tem conhecimento no Brasil, abordando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com