TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Sociologia

Trabalho Escolar: Introdução A Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  3.041 Visualizações

Página 1 de 3

1. Em que a vida social entre seres humanos é diferente de vida social entres animais não humanos?

Significa que o comportamento dos animais não humanos é predominantemente padronizado pela herança biológica, enquanto o comportamento humano é, sobretudo padronizado pela aprendizagem através da comunicação simbólica. Enquanto os padrões de comportamento dos animais não humanos possuem um altíssimo grau de estabilidade no tempo e no espaço, os padrões de comportamento do homem são extremamente flexíveis. Isso ocorre precisamente porque os padrões básicos de comportamento dos animais não humanos são transmitidos através da herança biológica. Já os padrões de comportamento do homem são transmitidos e aprendidos através da comunicação simbólica. As formas padronizados de agir dos animais não humanos são transmitidas geneticamente, logo, decorrem da natureza, enquanto as padronizações predominantes do comportamento humano não estão nas condições biológicas típicas da nossa espécie. Os padrões de comportamento do homem são artificiais, criados pelo homem.

2. Qual importância da socialização para a sociedade humana?

São através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do individuo na sua sociedade mais também para continuidade dos sistemas sociais. Usa- se distinguir a socialização em dois tipos básicos: a primária e a secundária. Socialização primária é a que dá aos indivíduos os padrões de comportamento básicos necessários a uma vida normal na sua sociedade. Já a socialização secundária é a que se refere à aprendizagem de padrões de comportamento especiais para determinadas posições e situações sociais.

3. Qual a importância da comunicação simbólica para a socialização?

É através dessa comunicação que muitas vezes podemos nos identificar com pessoas que estão a uma distancia muito grande de nos. Para a sociologia, socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos. Portanto, essa forma que o ser humano utiliza para demonstrar suas ações por meia da linguagem, o conduz a transmitir seus conhecimentos, técnicas e ideias, levando ao processo de socialização e interação como mundo em que se vive.

4. Qual a relação sociologicamente mais significativa entre norma e cultura?

Os símbolos estão presentes em todos os momentos da vida social não só na linguagem verbal, as ações sociais, ou seja, todas as relações sociais possuem necessariamente uma dimensão simbólica. Gestos, cores, vestuários são alguns dos recursos simbólicos mais frequentemente usados pelo homem. Roupas podem significar contentamento ou tristeza, autoridade ou subimissão. Do mesmo modo que a norma o símbolo tem caráter normativo.

5. Em que emprego sociológico do termo cultura difere do uso do mesmo termo no nível de senso comum? O sentido sociológico da palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com