TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo De Direito

Pesquisas Acadêmicas: Introdução Ao Estudo De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Em que consistem os enfoques zetético e dogmático do direito?

Um jurista faz uso recorrente de práticas interpretativas e a princípio, é necessário fixar qual enfoque teórico a ser adotado: zetético ou dogmático. Ambos são relacionados, mas as consequências são diferentes: o enfoque zetético se consiste em desenvolver uma investigação minuciosa em interrogar e indagar, de modo a especular e visar o conhecimento sobre algo. Já o enfoque dogmático se baseia em promissas fixas, indispensáveis e com conceitos fixados, de maneira que o dogma não é interrogado, pois ele impõe uma certeza e por mais que caibam interpretações aos dogmas, não há possibilidade de dúvidas.

Em que consiste a polissemia do termo direito e qual sua importância para uma teoria reconstrutiva deste fenômeno social?

O direito é muito difícil de ser definido com rigor. Para conseguirmos entender o que é direito, é preciso entender sua origem. Os gregos aliavam à deusa algumas palavras como "dikaion" e "iso". Já em Roma, as palavras mais importantes eram "jus" (o que a deusa diz) e directum (correspondendo ao grupo ison). Também podemos observar que a deusa grega tinha os olhos abertos pois, para os antigos, os sentidos mais intelectuais eram a audição e a visão e aparece como símbolo para mosrar o saber-agir, a prudência. Já os romanos apresentavam a Ilustitia de olhos vendados que se refere a um saber-agir, um equilíbrio entre abstração e concreto. Essa origem então, contribui para o entendimento do direito hoje, que em português guardar o sentido do "jus" como o que é consagrado pela justiça e o sentido de "directum" como um equilíbrio da balança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com