TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Estudo Do Trânsito

Casos: Introdução Ao Estudo Do Trânsito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Introdução ao Estudo do Trânsito

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trânsito

Professor: Deisi Cristini Schveitzer

Nome do aluno: Cassio Henrique Ramos

Data: 18/09/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Veja a imagem abaixo. Tendo em vista os estudos realizados, baseie-se no Código Brasileiro de Trânsito e, citando as fontes de acordo com as normas da ABNT, responda:

Fonte: Disponível em: http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=11. Acesso em: 12 set 2010.

a. O condutor do veículo cometeu qual infração de trânsito? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)

O condutor cometeu a infração de trânsito previsto no Art. 181, VIII, Estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada à pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. Conforme o Anexo I da Lei nº 9.503/97, dos Conceitos e definições, conceitua estacionamento como, imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros.

OBS: Segue um anexo no final da avaliação sobre esta questão.

b. Qual é a classificação da infração cometida: Gravíssima, Grave, Média ou Leve? A partir da classificação, esclareça qual a Penalidade e a Medida Administrativa a serem tomadas. (2,0 pontos)

Infração: Grave

Penalidade: Multa

Medida administrativa: Remoção do veículo (A remoção do veículo não será aplicada se o condutor, regularmente habilitado, solucionar a causa da remoção, desde que isso ocorra antes que a operação de remoção tenha sido iniciada ou quando o agente avaliar que a operação de remoção trará ainda mais prejuízo à segurança e/ ou fluidez da via).

2. Conforme já estudado na unidade de aprendizagem Introdução ao Estudo do Trânsito, analise a notícia abaixo e em seguida responda o questionamento:

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após lancha virar e bater nas pedras.

Maria Inez Magalhães e Valéria Galvão, ontem às 4h, com a lancha Infinity 3, próximo ao condomínio Portogalo, em Angra dos Reis, no sul do estado do RJ. A embarcação bateu numa pedra e virou, três minutos após ter saído do condomínio e não afundou porque ficou presa. Os passageiros eram convidados de uma festa que aconteceu na casa do dono da empresa Piraquê, Celso Colombo.

Fonte: Disponível em http://www.popa.com.br/diversos/acidente_angra.htm Acesso em: 20 set. 2010.

O acidente noticiado se enquadra no conceito de acidente de trânsito? Justifique sua resposta, de acordo com a definição de trânsito de Silva e Boldori (2009). (3,0 pontos)

Segundo Silva e Boldori, o conceito de trânsito é “a movimentação e a imobilização de veículos, pessoas e animais pelas vias terrestres”. Já o CTB, em seu Art. 1º, § 1º conceitua a palavra trânsito como “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”

Utilizando ainda o Anexo I do CTB (Lei 9.503/97), que conceitua via “como sendo uma superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central”.

Portanto, para se caracterizar um acidente de trânsito, é preciso ter as condições acima citadas nos conceitos estabelecidos pelo CTB e assim não sendo um acidente de trânsito.

3. Veja a notícia veiculada pelo site DETRAN/SC:

Programa educativo do DETRAN recebe prêmio nacional

O programa "Capacitação de Professor Multiplicador em Educação para o Trânsito - Se Essa Rua Fosse Minha", desenvolvido desde 2006 pelo Detran de Santa Catarina, acaba de receber a terceira colocação, na categoria Educação no Trânsito - Projetos e Programas, no IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. A entrega do prêmio, em nível nacional, será no dia 17 de dezembro, às 9 horas, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília.

Mais de 350 mil alunos já foram alcançados pelo programa, cujo objetivo, segundo a coordenadora de Campanhas Educativas do Detran/SC, Rosângela Bitencourt, é capacitar professores "para atuarem como multiplicadores em suas unidades escolares, visando a desenvolver ações no âmbito de suas comunidades, buscando a diminuição de acidentes e, principalmente, proporcionando à população de sua região um plano de atividades, com ações de planejamento e execução, de forma sistemática e contínua, na área de educação para o trânsito".

Com material que procura envolver os estudantes e seus pais - as cartilhas e complementos "Se Essa Rua Fosse Minha", da Editora Fama - o programa propõe que o trabalho com o tema trânsito em sala de aula receba o mesmo tratamento dispensado aos demais temas transversais propostos pelo MEC. "A proposta é incutir na comunidade escolar a necessidade de um trabalho contínuo e sistemático com o trânsito, pois de nada adiantará programas eventos e realizar atividades em datas pontuais, como a Semana Nacional de Trânsito. É necessário que o tema entre nas áreas curriculares sempre que for possível, tornando-se elemento constante de análises reflexões e debates", destaca Rosângela.

De 2006 até hoje, 1.727 professores participaram dos cursos promovidos pelo Detran, envolvendo um total de 945 escolas em todo o Estado. Ao todo, 351.850 alunos beneficiaram-se com os ensinamentos do programa.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com