TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao empreendedorismo. Processo empreendedor

Projeto de pesquisa: Introdução ao empreendedorismo. Processo empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema: Introdução ao Empreendedorismo. O Processo Empreendedor

O conteúdo estudado dos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina que tratam de Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.

Trata-se de exposição do perfil do Empreendedor em vista do Administrador, não buscando um distanciamento ou afeição dos profissionais, mas pontuar as suas singularidades e pontos marcantes, no que se refere ao Empreendedorismo.

Onde os administradores em linhas gerais têm em algumas áreas específicas como gerentes e gestores de áreas/setores/seguimentos e também alguns generalistas, de forma conceitual e ampla.

Os Empreendedores no contexto geral é aquele inicia, cria e implanta e gera ideias e busca todos os recursos para tal, vistos que como “mãos de Midas” onde tudo que tocam virá ouro (empreendedores de sucesso), são indivíduos que trabalham o tempo todo em ascensão e forma crescente, em busca de criar e buscar resultados maiores. Esse perfil se diferencia do Administrador onde ele inicia, cria, implanta e empreendem ideias, valores e todo tipo de recurso, enquanto o outro trabalha mais com a manutenção do que está ativo, trabalhando com a ideia implantada, ou seja, mantendo o organismo vivo e em pleno funcionamento. Isto não quer dizer que Administradores não são Empreendedores.

Administradores diante do mercado, necessidades e até mesmo pelo perfil são Empreendedores, onde buscam recursos, administram ideias, implantam processos e buscam o resultado esperado com o risco totalmente calculado.

O resultado da média do grupo no exercício de autoavaliação com a nota 120, ou seja, ficando dentro da Análise de Desempenho de 120 a 150 pontos, que descreve: provavelmente já é um empreendedor, possui as características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar no mundo dos negócios.

Sabemos que este é primeiro teste de aptidão e perfil de empreendedor, onde estamos muito propensos a sermos administradores/contadores mais agressivos, em busca dos resultados e com avaliações de ambiente, atitudes, know-how e riscos.

O conteúdo veio elucidar o grupo quanto à importância de ser Empreendedor e trouxe o perfil como: visionários enxergam à frente o próprio negócio/ideia, tomam decisões, fazem a diferença, exploram ao máximo as oportunidades, determinados e dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem, independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, líderes e formadores de equipes, bem relacionados (networking), organizados, planejadores, possuem conhecimento, assumem riscos calculados e criam valor para a sociedade.

O Empreendedorismo é algo que devemos praticar em toda nossa vida, vivemos em uma sociedade capitalista onde temos que agregar valor às coisas, ou seja, buscar fazer algo que tenha valor para si próprio, para as empresas e não menos importante aos outros e a sociedade onde vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com