TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo de estatísticas

Projeto de pesquisa: Introdução ao estudo de estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução ao Estudo de Estatística

O que vocês entendem por Estatística, ou pesquisa estatística?

“Estatística é o estudo de como a informação deveria ser empregada para a reflexão e ação em uma situação prática envolvendo incerteza”. (BARNETT-1973)

“Estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados, por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, a consistência, o processamento, a organização, a análise e interpretação dos dados para explicar fenômenos socioeconômicos, a inferência, o cálculo do nível de confiança do erro existente na resposta para uma determinada variável e a disseminação das informações”. (IGNÁCIO, 2010)

(...) “a estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação de dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano”. (MATSUSHITA, 2010)

Como podemos perceber vários autores procuram definir estatística e o fazem de maneiras pouco distintas. As duas primeiras definições relacionam a estatística a outras áreas do conhecimento. Em geral, o que podemos dizer é que a Estatística estabelece meios pelo qual podemos fazer inferências, levantar hipóteses e tirar conclusões de situações incertas. Mesmo não sendo um ramo da matemática, utiliza dela para se fazer como ciência, por meio de seus métodos numéricos e fórmulas utilizadas para caracterizar variáveis.

“Rao (1997) define estatística pela equação:

Conhecimento incerto + conhecimento sobre incerteza = conhecimento útil.

Neste sentido objetivo da Estatística é analisar os dados disponíveis e que estão sujeitos a um certo grau de incerteza no planejamento e obtenção de resultados”.

Sendo assim, segundo Lopes (2010), a Estatística pode ser considerada:

• Ciência: quando, baseando-se em suas teorias, estuda grande conjuntos de dados, independentemente da natureza destes, sendo autônoma e universal.

• Método: quando serve de instrumento particular a uma determinada ciência (como Agronomia, Biologia, Física, Medicina, etc.)

• Arte: quando é aplicada visando à construção de modelos para representar a realidade.

Quando e como surgiu o pensamento estatístico?

A utilização da estatística data desde quatro mil anos atrás:

Cronologia: Pensamento Estatístitico

3000 a. C já eram realizados censos na Babilônia

2000 a. C o imperador da China Yao ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais.

600 a.C os faraós no Egito Antigo, utilizaram informações de caráter estatístico, relacionados a profissão e fontes de rendimentos das pessoas para fins de arrecadação de tributos.

Renascimento: a aplicação dos métodos estatísticos visando a coleta de dados começou a ser utilizada na administração pública, impulsionada pelo mercantilismo.

Entre os séculos XVI e VIII, em busca do poder político econômico, os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas e sociais: população, produção de bens e serviços, produção de alimentos, comércio exterior, saúde, educação e etc.

1746 – é criada a palavra Estatística que deriva da palavra latina Statu, que significa estado, pelo alemão Gottfried Anchewall.

Século XVII – ocorreu na Inglaterra a primeira tentativa de tirar conclusões a partir de dados numéricos, que foi chamada de Aritmética Política, hoje chamada demografia.

Século XIX, a estatística ganha importância nas diversas áreas do conhecimento.

Século XX, a estatística começa a ser aplicada nas grandes organizações, quando os japoneses começaram a falar em qualidade total, surgindo a estatística moderna, considerada uma disciplina.

O que é o IBGE?

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no país. Constitui da junção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com