TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução do sistema de controle interno

Projeto de pesquisa: Introdução do sistema de controle interno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.576 Palavras (27 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

O projeto em questão tem como objetivo definir, propor e implantar um sistema de controle interno capaz controlar o ativo imobilizado da empresa Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda., tendo como base a implantação de um controle patrimonial capaz de tratar com mais eficiência e eficácia os registros dos bens destinados á manutenção das atividades ou exercidos com a mesma finalidade, necessários a realização dos objetivos sociais da empresa.

A empresa Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda. não possui um controle patrimonial eficaz, motivo pelo qual iniciamos este estudo, visando à implantação de um controle patrimonial de Ativos Fixos com o objetivo de manter os bens da empresa controlados de forma física compatível com os registros contábeis.

Como foi dito, esse controle patrimonial não é exercido de forma adequada, e os registros não condizem com a realidade dos imobilizados pertencentes à empresa. Não se tem o controle de todos os bens que entram, saem ,que são baixados ou transferidos de um setor para o outro.

Qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa. As empresas estão obrigadas a seguir a legislação referente à demonstração do ativo patrimonial em seus registros. Dentre essas escriturações, o registro do ativo imobilizado se torna necessário, favorecendo o controle não só da fiscalização, mas principalmente o controle da própria empresa. A falta de um controle adequado pode propiciar inúmeras falhas e pode vir a trazer prejuízos à mesma.

Controlar as imobilizações permanentes em maquinas, equipamentos, ferramentas, veículos, móveis, utensílios e etc, é uma atividade necessária para se alcançar os objetivos sociais da organização, além de, através deste controle, apontar depreciações, furtos, extravios e valores defasados dos imobilizados e a verdadeira realidade do balanço patrimonial da empresa.

Diante dos fatos, constatamos a real necessidade de implantação de um controle patrimonial, capaz de atender de forma satisfatória a carência da empresa em relação a esses registros, fazendo-a entrar em conforme diante de sua obrigação com as escriturações para fins de fiscalização, além de a empresa sair beneficiada, já que o controle de seus bens é essencial para a realização de suas atividades sociais.

Assim, nosso objetivo é desenvolver, publicar e apresentar este trabalho aos administradores da empresa os resultados obtidos, as vantagens e benefícios que a empresa Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda., pode adquirir com o novo sistema de controle patrimonial.

1.1 Metodologia

A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho foi através de pesquisas bibliográficas, informações obtidas pela internet e através de profissionais da área e professores do próprio curso, pesquisa de campo e documental.

Essas últimas foram feitas na própria empresa para a contagem dos imobilizados e análise documental dos registros contábeis. Para tanto, a recepção, escritório, administração e contabilidade do Frigorífico Torino Comércio de Carnes Ltda. foram visitados e o levantamento dos imobilizados foi efetuado.

O abatedouro da empresa não pode ser visitado por motivo de forças maiores. Os sócios não permitiram o ingresso de nenhum integrante do grupo ao local para contagem dos imobilizados. O motivo da proibição não foi informado. Dessa forma, a ajuda do contador da empresa foi imprescindível, já que o próprio se prontificou a elaborar um inventário de todos os itens do abatedouro para serem incluídos na pesquisa.

As informações obtidas por profissionais da área, principalmente através do contador da empresa, foram de grande valia e importância para esclarecimentos, desenvolvimento e conclusão do projeto.

O cronograma proposto para a realização de todo o projeto foi cumprido durante os meses de abril, maio e junho de 2008.

1.2 Estrutura do projeto

O projeto foi dividido em capítulos.

No primeiro capítulo apresentamos o tema, a problemática, os objetivos, a justificativa e as relevância da pesquisa e a metodologia usada.

No segundo capítulo foi apresentado o referencial teórico todo o embasamento necessário para o desenvolvimento do trabalho.

O terceiro capítulo foi reservado à descrição da empresa Frigorífico Torino Comercio de carnes LTDA.

No quarto capítulo apresentamos os resultados da pesquisa, e no no quinto capítulo concluímos o estudo e apresentamos as sugestões com base nos resultados que obtivemos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1Contabilidade

A contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não-lucrativas, empresa,ou mesmo pessoa de direito publico, tem um campo de atuação circunscrito às entidades supramencionadas, o que equivale a dizer muito amplo. (LUDICIBUS, 1983, p.19)

A contabilidade, como método, teve seu inicio com o surgimento do capitalismo, e como instrumento de controle, remonta a épocas passadas, pelo menos 4000 a.C. Na antiguidade, já era utilizada para controlar, avaliar e mensurar acréscimos de riqueza.

A contabilidade foi ganhando importância à medida que a economia começou a se desenvolver em todos os paises.

A prática contábil e de extrema importância para o crescimento de qualquer empreendimento, pois estuda e pratica todas as funções de orientação, controle e registro de fenômenos essenciais ao conhecimento das práticas vitais para a administração satisfatória da empresa, alem das tomadas de decisões corretas.

2.2 Contabilidade Gerencial

Voltada para fins internos, fornece dados para os administradores, responsáveis pela direção e controle de operações, procurando supri-los com uma quantidade maior de informações, exclusivas para a tomada de decisões.

Todos os relatórios contábeis servirão de base para que os administradores, gerentes ou tomadores de decisões identifiquem, analisem e interpretem essas informações para o planejamento, avaliação, controle e decisões dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com