TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DE CONTROLES INTERNOS

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DE CONTROLES INTERNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

POLO: SÃO GABRIEL DO OESTE/MS

ATIVIDADE 1 – SISTEMAS DE CONTROLES INTERNOS

EnedilsonMarocco

Florianópolis, 29 de maio de 2014.

1 INTRODUÇÃO

De acordo com o solicitado para a realização da atividade um, da disciplina de Sistemas de Controles Internos, onde se pede:

“1) A respeito da evolução da contabilidade, comente resumidamente a interferência e os reflexos que esta possui sobre a evolução da gestão pública.

2) O Quadro 1.1 evidência a “evolução dos eventos da gestão pública”, no período de 1826 a 1890. Com base no que você estudou e em outros materiais que você pesquisou, elabore um quadro apresentando a evolução da gestão pública de 1890 até os dias atuais.

3) Explique e exemplifique os controles formais e substantivos, propostos por Cruz e Glock (2007).

4) Faça um quadro-resumo, explicando e exemplificando controle preventivo, concomitante e subsequente, também definido por alguns autores como pré-controle, controle e pós-controle.

5) Explique o que a autora Barbosa (2002, p. 20), quis descrever com seu texto:

É possível concluir, sinteticamente, que os mecanismos de controle visam não só a prevenir, mas também a garantir regular aplicação dos recursos públicos. E, ainda, considerando que a administração pública deve rigorosamente servir aos fins para os quais o Estado foi criado, evidencia-se a necessidade de permanente incidência do controle sobre toda e qualquer atividade administrativa.

6) Faça um breve relato sobre “Evolução dos eventos na gestão pública” mencionada no Quadro 1.1 e ressalte os períodos em que a gestão pública teve maior importância para a história:

7) Explique o enunciado de Slomski (2007, p. 15): Controladoria, termo de difícil definição, no entanto, é feita desde os primórdios. Controladoria é, portanto, a busca pelo atingimento do ótimo em qualquer ente, seja ele público ou privado, é o algo mais, procurado pelo conjunto de elementos que compõem a máquina de qualquer entidade.

8 e 9) Visite uma empresa pública de sua cidade e verifique quais os controles que aplicam nas suas atividades. Lembre-se que “estudar sobre os patrimônios das entidades públicas é a sua responsabilidade como membro de uma sociedade que historicamente vem estudando os Sistemas de Controles Internos, juntamente com a própria história da contabilidade”. Após essa verificação in loco, faça um pequeno relatório e envie para avaliação.”

2 DESENVOLVIMENTO

1) A respeito da evolução da contabilidade, comente resumidamente a interferência e os reflexos que esta possui sobre a evolução da gestão pública.

RESPOSTA: As formas de medir e controlar bem como a contabilidade existem há milênios e o controle com gastos públicos já existia entre os egípcios. Com as grandes transformações no cenário mundial, esse controle tornou-se uma exigência fazendo com que os gestores aprimorem seus controles e as ferramentas de controlar os gastos públicos.

2) O Quadro 1.1 evidência a “evolução dos eventos da gestão pública”, no período de 1826 a 1890. Com base no que você estudou e em outros materiais que você pesquisou, elabore um quadro apresentando a evolução da gestão pública de 1890 até os dias atuais.

RESPOSTA:

ANO EVENTO DESCRIÇÃO

1902 FUNDAÇÃO DA ESCOLA PRÁTICA DE COMÉRCIO SURGIU DA NECESSIDADE DE TER PROFISSIONAIS BRASILEIROS HABILITADOS PARA AS ATIVIDADES CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

1964 LEI 4.320/1964 APRESENTA NORMAS DE DIREITO FINANCEIRO PARA A ELABORAÇÃO E CONTROLE DOS ORÇAMENTOS E BALANÇOS NO SETOR PÚBLICO

1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL REFORMULA E ATRIBUI, ATRAVÉS DA EDIÇÃO DE LEIS COMPLEMENTARES, RESPONSABILIDADES E TRANSPARECIA A GESTÃO E AO GESTOR PÚBLICO

2000 LEI COMPLEMENTAR 101/2000 ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL

2008 A 2010 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBCASP) EDIÇÃO PELO CFC DA NBC T E REFORMULA A CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

2011 LEI 15.257/2011 (LEI DA TRANSPARÊNCIA) REGULA O ACESSO A INFORMAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

3) Explique e exemplifique os controles formais e substantivos, propostos por Cruz e Glock (2007).

RESPOSTA: O objetivo do controle formal é o de constatar se os atos administrativos mantêm consonância com a legislação que os embasou. O controle substantivo, por sua vez, objetiva a avaliação em termos quantitativos e qualitativos, da eficiência, eficácia e economicidade com que foram ou estão sendo aplicados os recursos públicos, assegurando que esses se encontrem protegidos contra o desperdício, perda, uso indevido ou desvios. Exemplo: O sistema de tributos, cada tipo de tributo (imposto, contribuição de melhoria, taxa), possui rotinas e procedimentos de controle específicos, embora todos concorram para a arrecadação do município, a deficiência em qualquer deles comprometerá a eficiência do controle.

4) Faça um quadro-resumo, explicando e exemplificando controle preventivo, concomitante e subsequente, também definido por alguns autores como pré-controle, controle e pós-controle.

RESPOSTA:

CONTROLES: RESUMO: EXEMPLO:

PREVENTIVO SÃO OS QUE PRECEDEM O FATO OBJETIVAM EVITAR A OCORRÊNCIA DE ERROS, DESPERDÍCIOS, IRREGULARIDADES

CONCOMITANTE SÃO OS QUE OCORREM SIMULTANEAMENTE AO FATO VERIFICAM O MOMENTO DA OCORRÊNCIA PARA AUXILIAR MEDIDAS DE CORREÇÃO

SUBSEQUENTE SÃO OS QUE OCORREM POSTERIOR AO FATO EFETUAM AÇÕES CORRETIVAS

5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com