TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e conceitos introdutórios Estatistica

Tese: Introdução e conceitos introdutórios Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução e Conceitos Iniciais

Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. Mas o que representam os conceitos de amostra e população?

População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa. Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região. Assim a população corresponde a todas as formigas dessa espécie que vivem nessa região. Note que o conceito de população depende do objetivo do estudo.

Censo é a colocação de dados relativos a todos os elementos da população.

Amostra corresponde a um grupo representativo da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem.

Quando se faz uma pesquisa, existem algumas características de interesse na população. Por exemplo, se queremos estudar o índice de massa corporal (IMC) de alunos do ensino médio de uma cidade, tomaremos uma amostra dessa população, e mediremos a altura e o peso de cada aluno, já que o IMC é calculado como uma razão entre o peso e o quadrado da altura do indivíduo . Nesse caso, o peso e a altura desses alunos são as variáveis de interesse.

Uma variável pode ser classificada, segundo a informação, em quantitativa ou qualitativa. Variável quantitativa é aquela que mede quantidade, por exemplo, idade, altura, preço, quantidade de vendas etc. Já a variável qualitativa é aquela que mede uma qualidade do indivíduo e pode ser separada em categorias, por exemplo, sexo: masculino ou feminino; nível de escolaridade: nível fundamental, médio ou superior; satisfação: baixa, média, alta e assim por diante. Dentro de cada classe dessas variáveis podemos ainda realizar mais uma separação, dividindo as variáveis quantitativas em quantitativa discreta ou quantitativa contínua. Uma variável quantitativa contínua é aquela que expressa uma medida como um valor real, por exemplo, peso e altura. Uma variável quantitativa discreta expressa o valor de uma contagem, por exemplo, idade, quantidade de televisores numa casa, quantidade de habitantes de uma cidade. Quanto às variáveis qualitativas podemos considerar a classe das variáveis qualitativas nominais e das variáveis qualitativas ordinais. A variável qualitativa ordinal é aquela que separa os indivíduos em classes com uma determinada ordem, por exemplo, nível de escolaridade: fundamental, médio e superior. Nitidamente, existe uma relação de ordem nessas classes.

Quanto à variável qualitativa nominal, separa os indivíduos em classes, porém não é possível estabelecer uma ordem, por exemplo, sexo (masculino e feminino) e esporte praticado (futebol, basquete, ciclismo…).

Estatística é a medida numérica que descreve uma característica da amostra.

Parâmetro é a medida numérica que descreve uma característica da população.

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias Soares & César, 2003).

Passo 2

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP): em uma indústria de fundição do Norte Catarinense

Tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados, de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle. Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, nosso objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares.

Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas

sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas

nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade

e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação e/ou

inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico

dos dados.

Então basicamente é uma ciência que prioriza coleta análise e interpretação dos dados. Prioriza-se com os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados.

Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se fizer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.

A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com