TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Islâmico

Exames: Islâmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

O Islamismo surgiu no começo do século VII e se difundiu rapidamente entre as tribos árabes, unindo-as através da fé. A história da civilização sempre esteve marcada por movimentos religiosos, o alcorão é o livro sagrado dos mulçumanos, serve de base para organização social, política e jurídica dessa civilização.

Uma das principais diferenças entre Ocidentais e não ocidentais, é justamente a separação da religião e Estado, enquanto a maioria dos povos ocidentais adotaram a democracia, os não orientais vivem em sua maioria em teocracias. Outro ponto que vai contra os valores culturais é a liberdade civil e os direitos humanos que nós tornam para eles decadente, imorais e materialistas.

A diferença religiosa, cultura e política entre esses povos se tornam mais forte no século XX, mais a origem do conflito é mais antiga, para entendermos os fatos atuais devemos citar alguns fatores históricos.

Entre os séculos VII e XIII, os árabes dominavam o Oriente Médio, o contato entre os povos era dificultado pelas barreiras geográficas, porém isso começou a mudar com a expansão marítima e a colonização iniciada pela Europa. Os ocidentais com sua expansão e colonização levou seus valores para o resto do mundo, inclusive para o mundo árabe. Valores e culturas desenvolvidos durante os movimentos protestantes e o iluminismo. Porém a forma de impor esses valores culturais foi através do poder e da força, o acabou criando movimentos nacionalistas e independentes na cultura dos povos não ocidentais, que passaram a ver o ocidente como inimigo. Um exemplo dessa imposição de valores e cultura é a Guerra do Iraque, que tinha como objetivo implantar a democracia a força.

O Islã ganhou importância geopolítica para o mundo, no contexto da Guerra Fria, neste contexto o islamismo surgiu com sua versão fundamentalista como movimento religioso e intelectual e se espalhou rapidamente, para isso contou com financiamento de potências árabes ricas em petróleo e ocidentais que os viram como alternativa para o movimento comunista. O crescimento e importância das nações árabes se deram pelo aumento do preço do petróleo. Outro ponto importante é a queda dos regimes ditadorias no mundo inteiro e o inicio do regime democrático que tem como marco a separação da religião do Estado, mais enquanto os países islâmicos adotavam o fundamentalismo.

Para os não ocidentais os valores religiosos e sagrados enfraqueceram mediante ao desenvolvimento econômico, cientifico e tecnológico da civilização ocidental.

Portando a democracia, a liberdade religiosa e civil, as igualdades de gêneros, o desenvolvimento econômico, cientifico e tecnológicos, são os principais valores que ameaçam as civilizações não ocidentais, e todos essa aspectos citados foram criados e espalhados pelos quatro cantos do mundo através a ocidentalização, com o inicio da era planetária, como citada anteriormente com a expansão marítima que deu poder ao ocidental de se locomover, conhecer e conquistar novas culturas, além a adapta-las a seus ideais, explorar suas riquezas e culturas, até se aperfeiçoar totalmente e conquistar o mundo.

Com sua ideologia teocentrismo, e movida pela fé e governada pelos livros sagrados os fundamentalistas gostam de interpretar o Alcorão de forma extrema, rejeitam inovações e formas de vida diferentes da que levam, justificam seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com