TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS COLETIVOS; TIPOS DE LIDERANÇA; LIDERANÇA NA EQUIPE

Dissertações: JOGOS COLETIVOS; TIPOS DE LIDERANÇA; LIDERANÇA NA EQUIPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Os jogos esportivos coletivos são caracterizados pelo confronto entre duas ou mais equipes, contendo um sistema de referências com vários componentes, como colegas, adversários, bola, campo de jogo etc. Apresentam uma grande importância técnica-tática, fazendo com que o atleta/aluno elabore planos de situações de acordo com as ações técnicas adquiridas, em busca da melhor estruturação motora para atingir um ob-jetivo. Neste trabalho serão abordados assuntos ligados aos esportes coletivos, como: algumas diferenças entre a importância dada aos esportes coletivos antigamente e agora; e os tipos e objetivos de um líder nesses esportes.

2. JOGOS COLETIVOS

As modalidades esportivas coletivas eram realizadas há muito tempo atrás, com regras e objetos diferentes do atual, mas com finalidades semelhantes. Alguns jogos tinham como foco, por exemplo, a necessidade de sobrevivência, a expressão da cultura local e até em homenagem a divindades.

Atualmente as modalidades esportivas aparecem com regras claras, com organiza-ções responsáveis, e com diversas finalidades em sua aplicação. Os principais objetivos dos jogos coletivos hoje, baseiam-se em alto rendimento, lazer, socialização e no desen-volvimento da educação de um individuo.

A modalidade esportiva Futebol de salão, tem sua origem do futebol de campo, e duas versões, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), que foi criado por volta de 1940 em São Paulo na Associação Cristã de Moços, devido a dificuldade de encontrar campos de futebol, e acabaram por adotar quadras de basque-tebol. No entanto a outra versão seria que em torno de 1934 em Montevidéu, no Uruguai um professor chamado Juan Carlos Ceriani, inventou o esporte e o chamou de “Indoor-ffot-ball”.

Dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) da Educação física encon-tramos um bloco de conteúdos que envolvem Esportes, Jogos, Danças e Lutas. Segundo os PCN’s “considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais”... Po-demos então realizar dentro do ambiente escolar, práticas esportivas, visando aspectos de aprendizagem, desenvolvimento físico entre outros.

Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol (FBV), o voleibol foi criado em 1895 pelo americano William G. Morgan, com o objetivo de oportunizar um esporte menos fatigante para os associados mais velhos da Associação Cristã de Moços, na ci-dade de Holyoke, em Massachusetts no Estados Unidos. Hoje é um esporte praticado no mundo inteiro, considerado um dos mais velozes, e integrante nos conteúdos a serem aplicados na Educação Física escolar.

3. TIPOS DE LIDERANÇA

De acordo com a nova abordagem da liderança foram traçados estilos de liderança que refletem alguns padrões:

O “Líder carismático”: carisma é uma palavra grega que significa “dom de inspira-ção divina”. Ou seja, o líder carismático é aquele que inspira em seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com