TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

UNIDADE DE BELA VISTA

CURSO DE LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA, METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETE, METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO E SEMINÁRIO DA PRÁTICA: METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO.

DESAFIO PROFISSIONAL

METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO

BELA VISTA/MS

MAIO/2017

JANDERSON FABIO VEIGA FLEITAS                   RA: 2836281396

AMAURY DOS SANTOS CORONEL                       RA: 2814827953                  

DESAFIO PROFISSIONAL

METODOLOGIAS DO ENSINO DE JOGOS COLETIVOS E ATLETISMO

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura de Educação Física - EAD 5ª Série - Universidade Anhanguera Educacional - Pólo de Bela Vista/MS, como requisito à obtenção de nota complementar de cada disciplina do semestre.

                                                    Tutor EAD: Rodrigo Presti

BELA VISTA/MS

MAIO/2017

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, objetivamos abranger os assuntos pertinentes ao ensino de habilidades e competências tático-cognitivas e também considerações sobre os aspectos técnicos ou táticos e desenvolvimento das capacidades físicas específicas das modalidades voleibol, basquetebol e atletismo. Nos dias atuais, temos observado um aumento considerável nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem dos desportos; no atletismo e nos jogos desportivos coletivos, inúmeros são os assuntos a serem debatidos.

O Voleibol na escola deve se pautar por uma série de detalhes. A primeira questão a considerar é se o voleibol irá entrar na Educação Física Escolar como um conteúdo e, a segunda, é se o voleibol irá ser desenvolvido nesse contexto como uma atividade esportiva voltada para competições escolares. 

Com a evolução tecnológica, o basquetebol sofreu mudanças significativas no decorrer das últimas décadas. Nos dias atuais, o jogo de basquetebol está mais dinâmico, necessitando, com mais premência, de decisões rápidas diante das ações dos adversários, exigindo novas metodologias para o treinamento físico e inovações para o treinamento técnico-tático.

No processo de ensino-aprendizagem do basquetebol, é preciso desenvolver as capacidades físicas e a aprendizagem das técnicas e estratégias táticas, gerais e especiais, para os alunos/atletas das fases de iniciação e aperfeiçoamento. Deve-se considerar a organização pedagógica dos conteúdos de forma planejada para a aplicação prática, os quais podem ser embasados nos estudos sobre o treinamento desportivo e no ensino dos jogos desportivos coletivos, almejando a educação e a formação dos alunos nos aspectos individuais e coletivos que completam o jogador.

A disciplina de Atletismo, no contexto escolar, pode ser referenciada como fundamental, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos servem de base para outras modalidades desportivas. A iniciação ao Atletismo na Escola pode ser de importância decisiva para a criança e o jovem, na medida em que lhe proporcione vivências e experiências básicas, fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras.

 

DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 – ENTREVISTA REALIZADA COM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE MINISTRA AULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO – SED/MS

  1. Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos desenvolvidos na aula de Educação Física?

Resposta: São desenvolvidos esportes como voleibol, futebol, basquetebol, tênis de mesa, futsal e atletismo.

  1. Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?

Resposta: Através da aula teórica com objetivo de que os(as) alunos(as) conheçam o conceito de cada modalidade esportiva e, aulas práticas para que possam por em prática os conhecimentos adquiridos.

  1. Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?

Resposta: A aceitação pela prática das modalidades esportivas no ambiente escolar é de forma muito positiva. Porém a participação não é obrigatória, pois, segundo os PCNS de Educação Física, deve ser concedido ao aluno(a) o direito de escolha entre participar ou não de um referido esporte. Cabe ao professor incentivar e não obrigar.

  1. Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento dessas modalidades?

Resposta: A escola possui estrutura ampla, contendo duas quadras, uma coberta. Possui materiais esportivos como bolas, redes, mesa de tênis em perfeito estado de conservação propiciando dessa forma aulas práticas bastante proveitosas.

  1.  Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das modalidades esportivas nas aulas de Educação Física?

Resposta: Encontramos algumas dificuldades devido à falta de estrutura física da escola, a mesma não possui vestiários equipados para que os (as) alunos (as) façam a higiene adequada após a aula de Educação Física.  

  1. Por meio de um questionamento ao professor procure saber qual ou quais capacidades motoras são mais relevantes e mais utilizadas na infância e adolescência para as esportivas que ele trabalha na escola – força, velocidade, resistência, flexibilidade ou coordenação.

Resposta: Com o avanço das pesquisas referentes à motricidade humana a Educação Física vem crescendo em importância no âmbito escolar. Em consequência disto, professores de educação física estão sendo requisitados para trabalhar no nível da Educação Infantil. Foi identificado que a Educação Física durante a Infância ocupa lugar de destaque no desenvolvimento das Capacidades Motoras e no Crescimento, estas são a base para a execução das tarefas do cotidiano das crianças. Fica claro também a importância gigantesca que o professor de educação física tem nesse processo, pois com o treinamento adequado e orientado para cada faixa etária os benefícios para as crianças tanto nas capacidades motoras quanto no crescimento é otimizado.  A Educação Física Escolar, através dos recentes estudos, vem ganhando importância e destaque no cenário acadêmico, assim cabe a nós professores dar continuidade a esse trabalho para que nosso papel dentro da educação e do desporto seja cada vez mais uma referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com