TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Janela de Yorari

Seminário: Janela de Yorari. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

A Janela de Jorari

É uma ferramenta criada por dois psicólogos americanos em 1955 com os nomes de Joseph lufh e Harry Ingham e a junção dos dois nomes deu o significado a Jorari.

A janela de johari e uma forma usada para saber sobre feedback ou dar e receber e ótimo para formamos uma logica de muitos do nossos comportamentos, assim podemos Observar as dificuldades das relações interpessoais. Da nossa participação social na comunidade e melhorar o convívio para nos e para aqueles que conosco vivem.

O modelo é uma comunicação apresentado graficamente como uma janela que passa informações sobre si mesmo e sobre os outros.

O EU

recebe feedback

conhecido pelo “eu” desconhecido pelo “eu”

EU

A JANELA DE JOHARI

A arena que esta no quadrado amarelo o único que é aberto e visível. Neste quadrado tem as experiências e dados que a pessoa reconhece e que todos que a rodeiam conhece também. É a única área que há troca de informações claro e livre entre eu e os outros. Aqui todos sabem do comportamento dele é publico e visível exemplo: modo de trabalhar, e nosso modo habitual de se comportar.

Quando as informações pessoais são compartilhadas que o nível de confiança aumenta entre participantes de um grupo a janela arena vai ficando maior que as outras.

A mancha cega esta localizada no quadrado vermelho fica as informações a meu respeito que ignoramos, mas que todos os outros reconhece. É o que as pessoas sabem sobre nos, mas preferem não dizer. Ao entrar em um grupo no rol das informações encontra a maneira de agir, nosso jeito de se vestir, nosso jeito de falar.

Fachada esta localizada na parte verde é a área que contem informações onde sabemos sobre nos mesmo, mas os outros desconhecem. Temos medo de dar opiniões ou percepções ou sentimentos sobre o grupo ou de seus integrantes que poção nos rejeitar, atacar, ou atingi-nos de alguma forma.

Por esse motivo não revelamos as informações.

Julgamos que revelando nossos pensamentos o grupo poderá reagir negativamente, mas não há condição de saber qual a atitude que o grupo aplicara realmente.

Se não assumir alguns riscos revelando algo sobre nos mesmo não saberemos sobre nossas suposições se estão certos ou errados. Além disso, quando a motivação e para controlar ou manipular os outros guardamos segredos.

Desconhecido esta localizado na parte azul esta área são a que apresenta fatores de personalidade dos quais nós mesmos desconhecemos e os que estão em volta também. É a parte da nossa motivação que não sabemos esta área apresenta o desconhecido ou virgem e poderá entender a dinâmica interpessoal, fases da infância, habilidades a descobrir.

A janela de johari explica as diferenças das áreas da sua personalidade e como deve si portar para melhorar o relacionamento interpessoal, através do conhecimento dos demais e seu próprio.

Graças a uma comunicação maior vai ampliando a arena, e em seu próprio campo as demais áreas diminuem.

Quando a área livre vai se ampliando e o ideal, que as outras áreas reduzem deixando ao mínimo o campo ignorado, tanto de nós mesmo quanto os dos outros.

1.1 DIVERSAS POSIÇÕES DA JANELA DE JOHARI

Ao reduzirmos nossa fachada e a nossa mancha cega mediante ao feedback ou a dar e receber a nossa arena estara simultaniamente sendo aumentada

Quando a um desiquilibrio no feedback ou a dar e receber é porque as pessoas tendem a um dos dois comportamentos. De acordo com a eficacia de um individuo tal situação pode ter reações do individuo para o grupo ea do grupo em relação ao individuo, assim o formato da arena não esta ligado somente ao feedback compartilhado, mas tambem da quantidade de dar e receber feedback. Para interpretar a diferentes janelas, podemos descrever quatro diferentes tipos que em extremas proporções caracterizam dar e receber feedback.

A janela ideal

d

1

A janela ideal corresponde ao numero 1 porque numa situação de um grupo ou em qualquer outro relacionamento que sgnifica algo para alguem. A arena aumenta á medida que a confiança crece no grupo e aos criterios no sentido de dar e receber feedback e este tipo de intercambio é facilitado.

Quando uma pessoa esta clara e livre aos menbros de um grupo quer dizer que a arena esta claramente maior que as outras janelas.

Com isso consequentemente por parte dos outros a tendecia sera menor em interpretar ou mal interpretar o sentido do comportamento da pessoa. Quando suas interações são abertas tanto para dar tanto para receber feedback, precisa de pouca adivinhação para compreender o que a pessoa esta tentando comunicar ou a fazer. A arena ampla não e preciso ter com todos. As pessoas que temos pouco relacionamento e poderão achar essa abertura da arena ampla ameaçador e impropria. É importante deixar claro quanto maior seus sentimentos, percepições e opiniões são publica dentro de um grupo ou familia ou pessoa que significa não precisaremos usar truques de comportamento.

O ENTREVISTADOR

Na segunda janela a fachada ampla indica que a pessoa tem característica de questionar o grupo sem dar informações sobre ela mesma ou feedback. Assim inversamente o tamanho da fachada é proporcional ao do feedback ou a quantidade de informações que a pessoa dá.

O entrevistador exige do grupo que cada pessoa tem um nível razoável para participar. Ele participa coletando informações. Muitas de suas perguntas são desse tipo.

O que você acha a respeito disso?

Se estivesse em meu lugar como você teria agido?

O que você pensa a respeito do que eu te disse?

Dá-me

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com