TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java

Artigo: Java. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

1 – em que situação a programação orientada a objetos é vantajosa em relação à programação estruturada?

Quando se quer a fabilidade de manipular os dados com rapidez, pois trabalhamos com classes, objetos, herança, encapsulamento de regras de negócios, estruturas de dados, etc., onde cada classe tem seu objetivoespecífico, assim fazer qualquer alteração em seu código se torna muito mais fácil, mais rápido e sem “danos” em classes dependentes da mesma.

Já na programação estruturada demora mais porque é formada apenaspor três estruturas que são sequência, onde uma tarefa é executada logo após a outra, decisão quando um teste lógico é executado ou não, e iteração que a partir do teste lógico algum trecho do código pode ser repetido finitas vezes. Seus códigos ficam em um mesmo bloco, sendo mais difícil e demorado fazer uma alteração, pois teremos que olhar se nenhum outro código depende daquele, fazendo umaanálise mais detalhada.

2 – quais são as vantagens do uso da herança no desenvolvimento das aplicações?

Reusabilidade de código: permite o desenvolvimento de aplicações novas que requeiram pouca codificação.

Compartilhamento de código: usuários em diferentes projetos utilizando uma mesma classe.

Componentes de Software: Herança permite que programadores construam componentes de software reutilizáveis.

Prototipação rápida: desenvolvimento baseado em componentes reutilizáveis, maior concentração para entender partes novas do sistema.

Ocultamento da informação: o programador precisa apenasentender a natureza do componente e sua interface.

Permite criar inter-relações entre classes (classe pai e classes filhas). Através desse recurso, podemos criar classes de uma maneira bem mais rápida,eficiente e fácil de manter, baseando classes em outras. A vantagem clara é o reuso de código.

3 – Quais as funcionalidades da classe abstrata?

A classe abstrata é um tipo de classe que somente pode ser herdada e não instanciada, de certa forma pode se dizer que este tipo de classe é uma classe conceitual que pode definir funcionalidades para que as suas subclasses (classes que herdam desta classe) possam implementá-las de forma não obrigatória, ou seja, ao se definir um conjunto de métodos na classe abstrata não é de total obrigatoriedade a implementação de todos os métodos em suas subclasses, em uma classe abstrata os métodos declarados podem ser abstratos ou não, e suas implementações devem ser obrigatórias na subclasse ou não, quando criamos um método abstrato em uma classe abstrata sua implementação é obrigatória, caso você não implemente o mesmo o compilador criará um erro em tempo de compilação.

4 – quais são os especificadores de acesso e quais as características de cada um?

Public.: Acesso irrestrito, ou seja, pode ser usado por qualquer parte do código de qualquer classe. Deve ser utilizado com cuidado.

Protected: Acesso apenas por classe dentro do mesmo package, ou subclasses dentro ou fora do mesmo packge.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com