TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos E Brincadeiras

Artigo: Jogos E Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FLÁVIO LUIS PINHEIRO SILVA

KARLA MENDES PINHEIRO

LUDMILA DUARTE PEREIRA

OS HIGIENISTAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: A história dos seus ideais. O “movimento higienista” na Europa.

SÃO LUÍS

2013

FLÁVIO LUIS PINHEIRO SILVA

KARLA MENDES PINHEIRO

LUDMILA DUARTE PEREIRA

OS HIGIENISTAS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: A história dos seus ideais. O “movimento higienista” na Europa.

Prof. Dr. Paulo da Trindade Nerys Silva

SÃO LUÍS

2013

O processo de higienização na Europa foi encabeçado por intelectuais, que visavam prioritariamente o bem estar da população, a fim de corrigir as mazelas causadas pela industrialização.

Ao contrário do que se pensa, não foi exclusividade de médicos sanitaristas, mas sim de estudiosos, filósofos e engenheiros que iniciaram e participaram desse projeto que tinha como objetivo dar melhores condições de vida a população e tornar o corpo social mais saudável.

A idéia para convencer os governos, a população e as indústrias, era de que o corpo humano é um motor, uma máquina, que necessitava de manutenção e limpeza para que pudesse funcionar, assim como as máquinas.

O contexto onde ocorram as mudanças na Europa era de um continente que passava de agrícola rural para urbano industrial, sendo que o acumulo dessas massas na cidade (que não estava preparada), ocasionou uma série de problemas, como falta de saneamento básico, moradias precárias, ausência de urbanização, proliferação de epidemias, vícios (prostituição e alcoolismo) e condições de trabalho subumanas.

Mediante a problemática, estes intelectuais, realizaram estudos científicos que sugeriam as medidas cabíveis para melhoria das condições de vida da população, como: urbanização das cidades, saneamento básico, filantropia/assistencialismo, alimentação adequada, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, fortalecimento e preparação da população para o trabalho e melhoria da saúde, através da ginástica e escolas com ensino voltado ao trabalho.

A redução da jornada de trabalho pontuou como a mais importante das mudanças defendidas pelos higienistas, pois através dela, foi possível uma série de benefícios como a redução da fadiga. O aumento da produtividade, satisfação dos trabalhadores e um tempo maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com