TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Na Educação Infantil

Trabalho Escolar: Jogos Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

A criança e o número (Autora Constance Kamii)

Nesse livro é falada a relação da criança com o número e como trabalhar essas informações de forma positiva na educação.

Mais segundo Piaget, existem três níveis de conhecimento: o físico, o lógico- matemático e o social.

O conhecimento físico esta ligado ao mundo concreto, ao conhecimento do exterior dos objetos.

O lógico matemático esta ligado ao mundo concreto, a origem interna do individuo.

E o conhecimento social são construídos pelos indivíduos.

Segundo Constance a internalização do concreto de número depende do nível mental que Jean Piaget (1998) nomeia de reversibilidade, no qual é a capacidade de fazer, e desfazer mentalmente a mesma operação.

Para Piaget a criança não pode conceituar adequadamente o numero ate que seja capaz de conservar quantidades. A criança na faixa etária de 4 a 7 anos é capaz de desenvolver habilidades necessárias para a noção de número.

O professor por sua vez pode aproveitar a vida diária e os jogos em grupo para ensinar quantificação sendo necessário ligá-la a vivência da criança, distribuindo assim materiais e dividindo os objetos em partes iguais.

O Homem que Calculava de Malba Tahan.

Malba Tahan é o pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza que além do livro " O Homem que Calculava" escreveu mais de 15 livros sobre os costumes e lendas do povo árabe.

O livro apresenta, em formas de histórias e contos, vários problemas matemáticos curiosos e interessantes, a obra, apesar de manter um clima de aventura e romance do tipo mil e uma noite, possui um valor pedagógico, ensinando matemática por meio da ficção.

Beremiz Samir é um viajante e calculista persa que, em seu caminho, depara-se com diversos problemas lógico-matemáticos aparentemente sem solução, ele os resolve de forma simples e transparente, explicando aos seus observadores e aos leitores como chegou a tais conclusões, e em algumas situações, recebe lindos presentes e, em outros, se livra de situações complicadas e potencialmente perigosas. O livro trata de uma forma maravilhosa a matemática , pois leva o leitor a pensar ,e mostra a evolução do aprendizado do personagem , o que acontece igualmente em nossas salas de aula , que começa com números pequenos , por problemas simples e vai evoluindo .

Essa técnica seria uma ótima forma de ensinar ,pois partimos por exemplo da ideia que usamos em sala de aula , começamos a ensinar os números do 1 ao 10 e vamos aumentando de acordo com o aprendizado da criança, ensinamos a base e vamos evoluindo assim como o personagem da história .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com